General Motors elege primeira mulher para CEO

GMMaryBarra107-medium_2A fabricante automóvel norte-americana General Motors (GM) nomeou Mary Barra, de 51 anos, para o cargo de chief executive officer (CEO). Pela primeira vez na história do sector automóvel norte-americano, uma companhia terá uma mulher na liderança.

Mary Barra, que actualmente lidera o departamento de Desenvolvimento de Produto, substituirá na presidência executiva Dan Akerson, 65 anos, que, segundo informa a General Motors em comunicado, “antecipou por vários meses a sua demissão depois de a sua mulher ter sido recentemente diagnosticada com um cancro em fase avançada”. A sucessão deverá ocorrer a 15 de Janeiro de 2014.

Mary Barra conta com 33 anos de experiência na General Motors, tendo entrado para a companhia em 1980 como estudante de engenharia eléctrica. Ao longo dos anos, foi subindo na hierarquia da empresa, tendo desempenhado cargos em diversas áreas, desde a engenharia aos recursos humanos, até chegar à liderança do departamento de Desenvolvimento de Produto. “É uma líder no processo contínuo de reorganização da empresa, revitalizando o processo de desenvolvimento de produtos da GM”, sublinha a companhia.

«Com um fantástico portefólio de automóveis e camiões e a performance financeira mais robusta da nossa história recente, este é um período excitante para a GM», afirma Mary Barra. «Sinto-me honrada por liderar a melhorar equipa do sector e por poder dar continuidade ao bom momento» da companhia, congratula-se.

Dan Akerson será ainda substituído no cargo de presidente não executivo (que acumulava com o de presidente executivo) por Theodore Solso, membro de conselho de administração da General Motors. «Saio com uma grande satisfação por tudo aquilo que alcançámos, com um grande optimismo sobre o futuro e um enorme orgulho por estarmos a tornar de novo a General Motors na principal referência americana na indústria automóvel mundial», refere Dan Akerson.

Além destas alterações, o actual chief finacial officer (CFO), Dan Ammann, foi nomeado presidente da General Motors, com o pelouro das marcas Cadillac e Chevrolet – que está de saída da Europa.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Já conhece os novos sinais de trânsito?