General Motors desenvolve tecnologia que detecta peões

Investigadores da fabricante automóvel General Motors estão a desenvolver uma funcionalidade de apoio ao condutor que permitirá detectar peões e ciclistas em estradas congestionadas ou em condições de fraca visibilidade.

«Esta nova funcionalidade wireless poderia alertar os condutores para a presença de peões que estejam a atravessar a estrada e estejam tapados por um carro estacionado ou para a presença de ciclistas que estejam a atravessar o ângulo morto dos automóveis», refere Nady Boules, GM global R&D director of the Electrical and Control Systems Research Lab.

O sistema baseia-se no Wi-Fi Direct, a norma wireless peer-to-peer que permite a dispositivos como smartphones comunicarem directamente entre si, em vez de recorrerem a pontos de acesso partilhados como as antenas das estações base. “Os investigadores da General Motors chegaram à conclusão que o Wi-Fi Direct pode ser integrado em outros sensores, que se baseiam na detecção de objectos e sistemas de alertas do condutor e que estão já hoje disponíveis nos automóveis, para ajudar à detecção de peões e ciclistas que transportem smartphones equipados com este dispositivo”, explica a marca em nota de imprensa enviada às redacções.

A General Motors está também a desenvolver uma aplicação para smartphones compatíveis com Wi-Fi Direct que poderá ser descarregada pelos utilizadores frequentes das estradas e que ajudará à sua identificação por parte dos veículos equipados com a mesma tecnologia. O Wi-Fi Direct permite aos dispositivos conectarem-se em aproximadamente um segundo, e até uma distância máxima de 200 metros, garante a dona da Chevrolet.

A detecção wireless de peões faz parte do programa da GM de desenvolvimento de sistemas de comunicações veículos-infraestrututra (V2I) e veículo-veículo (V2V) que poderão vir a disponibilizar alertas prévios de perigo a condutores, como por exemplo, avisos sobre veículos parados ou em marcha mais lenta, estradas escorregadias, cruzamentos ou sinais de stop.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva