General Mills adquire 51% da Yoplait por 810 ME

yoplait-final2A empresa alimentar americana General Mills adquiriu 51% da francesa Yoplait e 50% da entidade que gere a marca a nível internacional, fruto de um acordo com o fundo de investimento PAI Partners e a cooperativa Sodiaal. Esta última manterá a restante participação nas duas companhias. O negócio, informa o económico OJE, foi avaliado em cerca de 810 milhões de euros.

A operação carece, no entanto, da aprovação dos reguladores. A sua conclusão está prevista para o primeiro trimestre fiscal da cooperativa, que começa a 30 de Maio.

Segundo o acordo, será uma junta de supervisão com representação da General Mills e da Sodiaal a dirigir o negócio. Já a sua gestão ficará a cargo de Chris O’Leary, vice-presidente executivo e director financeiro internacional da multinacional americana, e de Gérard Budin, presidente internacional da Sodiaal. Potenciar o crescimento da Yoplait no mundo é objectivo de ambas as empresas.

Com vendas totais no retalho, em 2010, de cerca de 45 557 milhões de euros, a Yoplait é a segunda maior marca no mercado mundial de iogurte, depois da Danone. Com presença em 70 países, a Yoplait tem operações directas em mercados como França, Reino Unido e Canadá, gerindo ainda uma rede de 26 franchisados que exploram a insígnia.

De referir que na corrida à compra da Yoplait, para além da General Mills, se encontrava a Nestlé e a AXA Private Equity.

Artigos relacionados