Geração Z transforma dados pessoais em rendimento extra. Saiba quanto podem ganhar

Notícias
Marketeer
22/05/2025
17:49
Notícias
Marketeer
22/05/2025
17:49
Partilhar

Se antes os jovens arranjavam um part-time ao fim de semana ou vendiam roupa em segunda mão para ganhar algum dinheiro extra, agora a Geração Z tem uma nova forma de conseguir o mesmo, mas com menos trabalho. Mas a que custo? A nova geração está disposta a vender os seus próprios dados pessoais a troco de dinheiro.

De acordo com o site Fast Company, a tendência está a ser impulsionada pela nova app Verb.AI, criada pela empresa de estudos de opinião Generation Lab. A proposta é simples: em vez de darem os seus dados de forma gratuita, os utilizadores passam a ser pagos — até 50 dólares ou mais por mês — em troca de disponibilizarem a sua pegada digital.

A aplicação instala um rastreador no smartphone que monitoriza o que os jovens veem, compram e consomem online. Com base nessa informação, a Verb cria um “gémeo digital” de cada utilizador que é armazenado numa base de dados central. A partir daí, marcas e empresas podem interagir com esse repositório num sistema semelhante ao ChatGPT, obtendo insights mais profundos e autênticos sobre os hábitos da Geração Z.

“Durante décadas, a pesquisa de mercado tem sido o equivalente a um médico a perguntar a um paciente quais são os seus sintomas. A Verb é uma máquina de ressonância magnética,” lê-se no pitch deck da empresa.

A fabricante da Verb, a Generation Lab, foi fundada em 2016 e está sediada em Washington, D.C., segundo a página da empresa no LinkedIn. Atualmente, tem seis colaboradores listados no seu site oficial.


Notícias Relacionadas

Ver Mais