Garrett McNamara vai ajudar a salvar os oceanos
Garrett McNamara e a Yamaha têm pelo menos uma coisa em comum: a preocupação com a preservação dos oceanos. Este elo de ligação inspirou uma parceria que visa sensibilizar os portugueses para os perigos que o ambiente enfrenta, em especial a poluição marítima.
Nasce “Clean the Sea for your Future”, uma campanha que conta com o surfista norte-americano no papel de embaixador e um propósito muito claro, o de mostrar aos portugueses como podem ajudar a manter os oceanos e mares limpos. Sandra Cunha, Marine Marketing coordinator da Yamaha, explica à Marketeer que a campanha não tem fim previsto, é um projecto em constante construção e que contempla diversas actividades que permitam dar visibilidade às mensagens de sustentabilidade que a marca quer passar.
«Queremos continuar a espalhar a nossa mensagem de protecção do mar através dos muitos eventos que faremos no País ao longo do tempo. Vamos promover todas as acções nas nossas redes sociais e estamos a preparar uma acção para breve, que contará com a presença do Garrett», avança a responsável.
Está prevista também uma plataforma de divulgação de produtos e serviços 100% portugueses, ecológicos e sustentáveis. Sandra Cunha explica que a Yamaha, ao montar a campanha, teve em consideração o trabalho que já está a ser feito em Portugal e que o quis valorizar: «Assim, além de sermos um impulsionador deste movimento, queremos dar palco a quem partilha os mesmos valores.»
Todas as marcas nacionais seleccionadas para estar nesta plataforma do movimento “Clean the Sea for your Future” partilham da mesma visão eco-friendly e sustentável,. Todos os clientes da marca podem registar-se no site com o número de série do seu produto Yamaha Marine e usufruir de descontos ou benefícios que os parceiros oferecem.
O arranque da plataforma faz-se com a Planetiers, marketplace online que já conta com várias marcas deste género. A Yamaha está, no entanto, em negociações com outas insígnias. «O nosso objectivo é a que a lista de parceiros vá crescendo ao longo do tempo, pelo que estaremos constantemente em busca de novos parceiros, que cumpram os requisitos de sustentabilidade ambiental», conta.
Sandra Cunha revela ainda que a relação entre a marca e Garrett McNamara não é de agora e que a nova aposta permite reforçar os laços que já existiam. Desde 2017 que a marca e o surfista colaboram de forma mais oficial e os resultados têm sido tão positivos que a parceria cresceu de Portugal para a Europa. «Acima de tudo, para a Yamaha, esta parceria veio trazer uma pessoa que representa tudo aquilo em que a nossa marca acredita e que trabalha em conjunto connosco para tornar o mar e o nosso planeta num lugar melhor», afirma a responsável.
Garrett McNamara, por seu turno, sublinha como a poluição marítima e preservação dos oceanos são temas importantes para si. À Marketeer, explica que o oceano é a sua segunda casa e que é graças a ele que consegue sustentar a família. «Estou preocupado com o futuro dos meus filhos e de todas as crianças que poderão não aproveitar o mar como eu pude durante tanto tempo. É impossível não me preocupar com o número alarmante de plástico que inunda os nossos mares», confessa o surfista.
Conta também que aceitou ser embaixador da nova campanha por ter as mesmas preocupações que a marca e que está ansioso por partilhar a mensagem nas suas redes sociais e promover a causa em todas as actividades em que participará.
«Acho que a maioria dos portugueses já tem uma consciência ambiental, mas espero que esta campanha com a Yamaha possa inspirá-los a acreditar que mesmo pequenas escolhas podem impactar o futuro dos nossos oceanos», conclui.
Texto de Filipa Almeida