Galp Energia premeia jovens alunos com ideias sustentáveis

2 Maquete Cidade Ecológica Escola Vencedora_2A Galp Energia anunciou ontem os vencedores da 3ª edição do programa de educação para a sustentabilidade Missão UP – Unidos pelo Planeta, numa cerimónia que decorreu no parque temático KidZania, no Dolce Vita Tejo, em Lisboa. As três escolas vencedoras entre as instituições do 1º e 2º ciclos receberam prémios monetários no valor total de 60 mil euros.

Em nota de imprensa, a Galp Energia informa que a edição deste ano do concurso Brigadas Positivas da Missão UP, que distinguiu os melhores projectos escolares de sustentabilidade realizados no ano lectivo 2012/2013, contou com a participação de 115 mil alunos, 8.250 professores e 1.720 escolas de todo o País.

O primeiro lugar foi para a Escola Básica do Caldeiro, em Estremoz, que desenvolveu 29 brigadas, cada uma com um tema diferente. Entre os trabalhos desenvolvidos, o destaque vai para a construção da maquete de uma cidade ecológica, a partir de materiais reciclados e reaproveitados. O projecto inclui “um parque eólico, um ecocentro, um posto de abastecimento eléctrico Galp Energia, um circuito de manutenção, uma mata, uma loja com um sistema de troca por troca, telhados vivos nos prédios, uma escola com painéis solares, entre muitos outros”, adianta a marca.

A escola vencedora desenvolveu ainda iniciativas como a colocação de “hotéis de insectos” por toda a cidade para promover o efeito polinizador das abelhas e uma acção de divulgação das brigadas numa rádio local.

O 2º e o 3º lugares couberam, respectivamente, à Escola Básica de Loução, em Caminha, e ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. O Colégio Catarina de Bragança, em Sintra, recebeu ainda uma menção honrosa.

Para além do premio monetário, as três escolas foram ainda premiada com uma auditoria energética e a instalação de soluções de energia mais eficientes, enquanto os alunos, professores e pais envolvidos receberam prémios individuais, como kits de mobilidade ou aquecedores a gás.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Colaboradores da Altice caminharam pela Associação Acreditar
Automonitor
Carro do Ano 2020: Qual dos 24 candidatos irá suceder ao Peugeot 508?