Galho Seco: Louça vendida ao quilo e o “sonho” que chegue a Lisboa
A paixão pelas louças, pelos naperons e por coisas de cozinha sempre esteve presente em Sónia Santos mas, até adquirir a Galho Seco, ainda não se tinha transformado em negócio. Há mais de 30 anos que a empresária está por detrás da produção de móveis com a empresa Modelarmóvel, que criou com o marido, tendo assinado projetos para marcas como Tiffosi, a Lion of Porches, a Decenio ou a Vila Nova.
Em 2019, comprou uma marca — e respetivo espaço físico — dedicada à comercialização de artigos em madeira, a Galho Seco, mas o gosto pessoal por artigos de cozinha mantinha-se na cabeça da empreendedora. Sónia assume que, devido ao amor por artigos de cozinha, até queria comprar um restaurante, mas o marido demoveu-a dessa ideia.
“E eu, pronto, vamos fazer outras coisas. Então comecei a pôr louça à unidade. E foi aí que, em agosto deste ano, deu-me assim um clique e eu vou pôr louça ao quilo”, conta à Marketeer. Em vez de abrir uma loja apenas para louças e cerâmicas, Sónia decidiu juntar o útil ao agradável e colocar tudo na Galho Seco porque com tudo “bem organizadinho, vai caber lá tudo”. E assim foi.
O resultado é um sucesso. A loja localizada no centro da Trofa, no Grande Porto, passou a dedicar-se sobretudo à venda de louça ao quilo, com um custo de 2,70 euros, e explodiu no Tik Tok.
Sónia Santos revela que o segredo para toda esta adesão é uma combinação de fatores: a sua personalidade bem-disposta face aos clientes, de comunicação fácil com toda a gente, que gera o marketing boca a boca, mas também as redes sociais que estão a cargo da filha, “que é de marketing”, e se juntou a si para impulsionar a marca.
“Foi logo um sucesso através das redes sociais que são trabalhadas pela minha filha, que é de marketing. Como trabalha com as redes sociais, bateu certo, as duas a trabalhar em conjunto”, afirma. Depois, o marketing boca a boca: “Eu também tenho muita gente conhecida e isso também ajuda, se falarem umas com as outras. Eu já vendia bem, sou uma pessoa muito comunicativa, gosto de falar com as pessoas, gosto de conviver e sou amiga.”
Esta combinação de fatores e o atendimento personalizado que Sónia faz questão de manter tanto quanto possível tornam a Galho Seco mais do que uma loja, uma experiência a não perder onde poderá encontrar uma série de artigos de decoração, que vão das madeiras à cerâmica, a preços acessíveis.
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Quanto à expansão da marca, a empresária assume ter um sonho: Lisboa. “Era o meu sonho e não vou dizer que não. Eu tenho 53 anos lá e já estou com um bocado de idade, mas isso não quer dizer nada”, garante.
Sobre este sonho, Sónia diz que qualquer loja, seja no norte do país ou na capital, seria diferente da original em função do tamanho da mesma, da cidade e do mercado. “Queria uma loja maior e ir para outro patamar”, revela à Marketeer.
Além disso, sublinha que quer manter nos seus espaços a abertura para todo o tipo de clientes, do mais pobre ao mais rico, “dá para tudo”, com artigos e preços para todos os bolsos e clientes.
O espaço na Trofa conta com 200 metros quadrados repletos de produtos para todos os gostos, desde toalhas, naperons, loiças de todos os tipos e feitios, artigos em madeira, e tudo exposto cuidadosamente.
Sónia afirma que todas as semanas muda uma mesa na loja onde tem os artigos em exposição. “Mudo toalhas, ponho naperons, ponho os pratos ao quilo, que é para as pessoas verem que lá por ter a unidade não quer dizer que vão ser melhores do que ao quilo”, conta a empreendedora.
“Às vezes há coisas ao quilo que são maravilhosas e são coisas lindas”, afirma. E para o cliente, tudo do melhor, e o que não se vender, garante, “dá-se numa instituição que também precisam”.