Fuze Tea «conquistará rapidamente o mercado português» de chá gelado, antecipa Ana Claudia Ruiz (Coca-Cola Portugal)

O acordo de licenciamento entre a The Coca-Cola Company e a Nestlé expirou a 31 de Dezembro. Isso significa que a Coca-Cola deixou de produzir, distribuir e comercializar a marca Nestea (da Nestlé) em Espanha e Portugal desde 1 de Janeiro. Mas não significa que a categoria de chás tenha deixado de existir entre a oferta da The Coca-Cola Company.

Fuze Tea é a nova marca de chá gelado da Coca-Cola, que já chegou a Portugal, com o conceito Made of Fusion. «O lançamento de Fuze Tea em Portugal representa um investimento numa categoria com elevado potencial de crescimento, trazendo uma abordagem inovadora e diferenciadora para o mercado português. Estamos confiantes de que esta marca, que já é um sucesso global, irá revolucionar a categoria de chás com a melhor fusão de sabores naturais», comenta Ana Claudia Ruiz, directora geral da Coca-Cola em Portugal.

Disponível em seis sabores, a marca apresenta um portefólio com duas gamas principais: Originais (sabores clássicos para os consumidores tradicionais da categoria – Pêssego, Limão, Limão Zero Açúcar e Manga Ananás) e Fusion (uma linha que combina inovação e diferenciação, com misturas de ingredientes naturais que prometem conquistar novos consumidores – Pêssego e Hibisco e Lima e Menta).

A gama Fuze Tea está disponível em seis formatos: latas de 330ml, PET 1L, PET 1.5L, PET 500ml, bag in box e vidro retornável 300ml. Já se encontra disponível em todos os canais de distribuição a nível nacional, continente e ilhas.

No âmbito do lançamento da gama Fuze Tea em Portugal, a Marketeer falou com Ana Claudia Ruiz para perceber o que esta marca aporta ao mercado nacional.

No final do ano passado surgiram informações do fim do acordo de produção, distribuição e comercialização que a The Coca-Cola Company tinha com a Nestlé para a marca Nestea. Em Portugal, quando é que se tornou efectivo?

Ana Claudia Ruiz, directora geral da Coca-Cola em Portugal

A partir de 1 de Janeiro a The Coca-Cola Company oferece Fuze Tea aos seus clientes e consumidores em Portugal. Estamos a falar de uma marca global de sucesso que está presente em mais de 90 países.

Quando a Coca-Cola anunciou o lançamento de Fuze Tea referiu “its recipe for the country’s best-selling iced tea is now available as FUZE® Iced Tea” e que a The Coca-Cola Company “is no longer producing or bottling iced tea under third-party trademark”. Para quem lê fica a sensação de que é uma referência à Nestea. A receita da bebida que até ao final de Dezembro era produzida em Portugal sob o nome Nestea é a mesma que agora chega aos lineares de supermercados e aos estabelecimentos comerciais sob o nome Fuze Tea?

Fuze Tea utiliza a mesma fórmula proprietária da The Coca-Cola Company que os consumidores portugueses já conheciam e apreciavam. No entanto, tem uma componente de inovação muito forte através da gama Fusion, uma linha que combina inovação e diferenciação, com misturas únicas de ingredientes que prometem conquistar novos consumidores.

A marca Fuze Tea é a primeira oferta de ice tea da The Coca-Cola Company. Foi criada em 2012 e chegou à Europa em 2018. Porquê a demora da entrada em Portugal?

A decisão de lançar agora Fuze Tea em Portugal prende-se com o alinhamento estratégico global da Coca-Cola de comercializar a categoria de chá pronto a beber sob uma única marca.

Fuze Tea é a marca global de chá pronto a beber da Coca-Cola, presente com sucesso em mais de 90 países, que nos ajudará a responder ao potencial de crescimento da categoria.

Qual a evolução no consumidor português que justifique a entrada, agora, no mercado português?

Os consumidores portugueses estão cada vez mais conscientes em relação às suas escolhas, procurando opções refrescantes, naturais e com versões baixas em calorias. Este contexto é o momento ideal para introduzir Fuze Tea, uma marca que reflecte essas tendências e que tem uma forte componente de inovação, o que é fundamental para dar dinamismo a uma categoria que está muito enraizada nos hábitos dos portugueses. Estamos confiantes de que os consumidores vão adorar o produto que tem uma qualidade excelente e que os vai surpreender.

O que é que a nova oferta de Fuze Tea traz aos consumidores portugueses de diferente do que eles já estão habituados? E de semelhante a outros ice tea existentes no mercado?

Fuze Tea traz uma abordagem inovadora e diferenciadora para o mercado português com uma proposta que conjuga o melhor da fusão entre chá, frutas e ervas, com sabores naturais e refrescantes.

A marca apresenta um portefólio amplo e inovador, com duas gamas principais: Fusion – uma linha que combina inovação e diferenciação, com misturas únicas de ingredientes que prometem conquistar novos consumidores – e Originais – sabores clássicos para os consumidores tradicionais da categoria.

O portfólio inclui seis sabores – quatro da linha Originais (Pêssego, Limão, Limão Zero Açúcar e Manga Ananás) e dois da linha Fusion (Pêssego & Hibisco e Lima & Menta).

Como é que a Fuze Tea foi recebida nos mercados onde já se instalou?

Fuze Tea está presente em mais de 90 países com um excelente desempenho em vários mercados. A título de exemplo, em França lidera no canal Horeca, e na Alemanha conquistou o mercado de retalho, demonstram o sucesso desta aposta. Nos países onde foi lançada, a marca impulsionou o crescimento da categoria de chás em 2,3 vezes, mostrando um impacto positivo.

Face a estes resultados, estamos muito confiantes com o desempenho de Fuze Tea em Portugal pela diferenciação e inovação que traz à categoria.

E estando já há uns dias à venda em Portugal, como está a ser recebida?

Embora ainda seja cedo para partilhar resultados, as primeiras reacções têm sido muito positivas, tanto de consumidores como de parceiros comerciais. Estamos confiantes de que a marca conquistará rapidamente o mercado português.

Além da Nestea, em Portugal a Lipton é também uma concorrente de peso. A maior preocupação da Fuze Tea está nas marcas de fabricante ou nas marcas da distribuição no que respeita à conquista de mercado em super e hipermercados?

O objectivo de Fuze Tea é ser uma marca de referência, que vá ao encontro dos consumidores habituais e que recrute novos consumidores para a categoria. O nosso foco está na qualidade do produto e na inovação para se diferenciar no mercado.

E no canal Horeca, sendo a Fuze Tea a marca da The Coca-Cola Company, será mais fácil converter os clientes (responsáveis pelos espaços) a esta nova opção?

O canal Horeca é estratégico para Fuze Tea, e acreditamos que a relação de confiança que temos com os nossos parceiros aliada a um produto que marca pela qualidade e diferenciação será um facilitador para a receptividade da marca neste canal.

Como será comunicada esta nova aposta no mercado português?

O lançamento de Fuze Tea será acompanhado por uma campanha multicanal, assente no conceito Made of Fusion e que será lançada em breve.

Estão previstas acções de sampling de maneira a dar a conhecer esta nova oferta? Onde e quando?

A nossa estratégia passa por ações de sampling com o objectivo de promover a experimentação dos produtos. Acredito que quando o consumidor experimentar a frescura e toque único do nosso produto vai ficar fã.

Quem é o consumidor tipo deste produto?

Fuze Tea oferece um portefólio amplo e inovador que nos dá a oportunidade de chegar a um maior número de consumidores com a gama de Fusion que traz inovação e diferenciação, ao mesmo tempo que salvaguardarmos os consumidores actuais da categoria com a gama Originais, uma proposta de ice tea clássico.

Ao nível de preço, e face aos principais concorrentes Nestea e Lipton, como se posiciona a marca Fuze Tea em Portugal?

O preço de Fuze Tea está em linha com o mercado, garantindo acessibilidade e uma proposta de valor atractiva para os consumidores.

Quais as previsões de crescimento do mercado dos chás gelados até 2029 na Europa e em Portugal e que quota de mercado antevê que a Fuze conquiste em Portugal?

A categoria de chá pronto a beber é uma categoria estabelecida com oportunidade de desenvolvimento e crescimento. Com a forte aposta em Fuze Tea a nossa ambição passa por duplicar volumes até 2029/30.

As bebidas desta marca produzidas em Azeitão serão destinadas apenas ao mercado nacional ou seguem, também, para outras geografias?

Os produtos produzidos em Portugal são para consumo no País.

Texto de Maria João Lima

*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico

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