Fundo de Inovação Digital News Initiative abre candidaturas

Começou esta semana o primeiro período de candidaturas para o Fundo de Inovação Digital News Initiative. As inscrições estão abertas até quatro de Dezembro a todos “os publishers estabelecidos no mercado, a actores puramente digitais, a startups de notícias, a parcerias colaborativas e a indivíduos baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)”, explica a Google em comunicado.

Apresentada em Abril, a Digital News Initiative reúne 11 organizações ligadas aos media para apoiar o jornalismo através da tecnologia e da inovação. Este apoio será manifestado através do fundo que procura projectos que “demonstrem novas abordagens nas práticas do jornalismo digital, que apoiem o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou que, possam mesmo, mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais”.

Ludovic Blecher, responsável pelo Fundo de Inovação Digital News Initiative, explica, em publicação oficial, que estão disponíveis 150 milhões de euros que serão distribuídos sob a forma de subsídios, ao longo dos próximos três anos. O mesmo responsável avança ainda que existirão pelo menos dois períodos de candidaturas todos os anos, sendo que o próximo está reservado para a Primavera de 2016.

O processo de selecção inicial fica a cargo de uma equipa constituída por profissionais da indústria e por responsáveis da Google, seguindo-se a apreciação do Conselho do Fundo, do qual faz parte João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e presidente do Conselho do Fundo de Inovação Digital News Initiative. Do conselho fazem ainda parte Murdoch MacLennan, CEO do Telegraph media group, e Ronan Harris, vice-presidente da Google.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?