Fundador do IKEA passa legado aos filhos

BWQ7_270 anos depois de ter fundado a IKEA, actualmente a maior rede de lojas de mobiliário e decoração do mundo, Ingvar Kamprad anunciou ontem que vai deixar o conselho de administração da holding Inter IKEA, que detém a marca de mobiliário. Mahias Kamprad, o mais novo dos três filhos, será o novo chairman do grupo.

A alteração representa mais um passo para completar a transferência do império de Ingvar Kamprad, 87 anos, para as mãos dos filhos, que já ocupavam posições importantes dentro do grupo sueco. O próprio fundador já tinha deixado o cargo de CEO em 1986 e foi, graduamente, ocupando funções de menor relevo no conselho de administração, o que demonstra que o processo de transferência de poder tem vindo a ser preparado há vários anos.

Conforme lembra o Financial Times, Ingvar Kamprad começou nos anos 80 a construir “uma estrutura complexa” para proteger a IKEA de eventuais disputas entre os seus herdeiros pelo poder. Os seus três filhos – Peter, Jonas e Mathias – foram assumindo posições relevantes nas três empresas mais importantes do grupo. Peter Kamprad lidera a Ikano, a companhia que gere a fortuna da família, enquanto Jonas Kamprad (o irmão do meio) está na administração da Ingka, a empresa-mãe do Grupo IKEA – o retalhista propriamente dito. A partir de agora, Mathias Kamprad preside à Inter IKEA, que recebe royalties de 3% sobre as receitas de todas as lojas IKEA.

Mahias Kamprad substitui Per Ludvigsson no cargo de chairman da Inter IKEA. «Estou contente e orgulhoso pelo Mathias ter aceite tornar-se chairman do conselho de administração do grupo Inter IKEA», afirma em comunicado Ingvar Kamprad. «Considero esta uma boa altura para sair da administração do grupo Inter IKEA. Estamos a dar um novo passo na mudança geracional que tem estado em andamento há alguns anos», sublinha.

O magnata ressalvou, porém, que não pretende reformar-se. «Isto não significa que eu vou deixar de trabalhar. A minha paixão e envolvimento com as pessoas, com o conceito IKEA, com a simplicidade e com a consciência dos preços está mais forte do que nunca. Continuarei a partilhar ideias e visões. E continuarei a passar tempo nas lojas e nas fábricas. A nossa jornada ainda agora começou», diz Ingvar Kamprad.

De acordo com a agência Bloomberg, o empresário sueco é o quinto homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 52,7 mil milhões de dólares (cerca de 40,2 mil milhões de euros).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva