Fomentar beleza e confiança

Criada em 2013, após 10 anos de investigação e de testes, a FOREO tem no ADN um espírito rebelde e uma sede constante de expansão e crescimento. A marca sueca nasceu com a missão de revelar a beleza natural de cada um e fazer com que cada pessoa se sinta mais confiante diariamente. O intuito foi a criação de soluções visionárias para colmatar as necessidades do mercado da beleza aliada à tecnologia. «Esforçamo-nos por marcar a diferença no quotidiano dos consumidores, transformando a sua rotina diária em rituais eficazes, com tecnologia vanguardista e desenhos elegantes e modernos», explica Mariana Guerra, country manager da FOREO.

Na verdade, FOREO significa “for everyone”, apresentando a marca soluções para todas as idades, personalidades e estilos de vida. Ainda assim a comunicação dirige-se, essencialmente, às jovens profissionais, com vidas atarefadas e socialmente activas, que dão prioridade ao tratamento da pele e que gostam de serviços personalizados.

A marca entrou no mercado português há quatro anos, como consequência de uma parceria global com um distribuidor internacional. «A partir desse momento o comportamento da FOREO em Portugal foi exigindo cada vez mais recursos e atenção, no sentido de oferecermos ao consumidor português soluções inovadoras para o seu cuidado facial e oral», sublinha a mesma responsável.

Nos primeiros anos da FOREO em Portugal a marca era gerida por Mariana Guerra, à distância, a partir de Madrid. Ao longo desse tempo verificaram que havia uma enorme curiosidade do público português pela marca e foram abrindo cada vez mais canais de venda, não só lojas físicas, mas também online.

Este aumento de abertura de portas, a percepção de que em Portugal existe um consumidor com sede de informação sobre a marca e a existência de canais de venda por explorar mostraram-lhes o potencial de crescimento que o País oferece. Foi esse o motor para a criação de uma equipa local.

«Foi na sequência da criação desta equipa, que, há uns meses, me foi proposto o desafio de vir a ser country manager da FOREO em Portugal. Desde então, tenho-me empenhado na criação de uma nova equipa, cujo objectivo é trabalhar os diversos eixos da FOREO em Portugal, aumentar a notoriedade da marca e criar estratégias para levar um dispositivo FOREO a casa de cada português.»

A presença quotidiana no País permite um maior e mais frequente contacto com os vários canais de comunicação, de modo a estabelecer parcerias com marcas-chave e abrir novas áreas de negócio, de modo a estimular o crescimento da FOREO em Portugal.

Ciente de que há ainda um longo percurso pela frente, Mariana Guerra considera ser, nesta fase, muito importante focarem-se na educação do consumidor, no sentido de lhe fazer chegar o máximo de informação para que saiba como utilizar cada dispositivo e para que compreenda as mais-valias da FOREO. A marca tem noção de que o consumidor FOREO é um tech-savvy, que segue tendências, e que tem consciência do orçamento que gere na sua vida pessoal, mas que está disposto a investir em produtos de tratamento de qualidade. «O consumidor actual, mesmo antes de se dirigir a uma loja, consome muita informação e procura diferentes soluções para as suas necessidades. A nossa estratégia passa por uma constante interacção entre o offline e o online, no sentido de oferecer ao consumidor o máximo de informação ao longo de todo o percurso de compra, desde que detecta a necessidade até à pós-venda», explica.

«Acreditamos que uma das formas mais eficazes de educar o consumidor é através das equipas que estão no terreno. Nesse sentido, damos formação às equipas de vendas dos distribuidores para lhes transmitir o máximo de conhecimento, para passarem ao consumidor final a informação de modo útil e eficaz.» Nesse sentido, dotam estes colaboradores de competências, como as características dos dispositivos, mas também sobre técnicas de venda cruzada, ou gestual, e rotinas de demonstrações com FOREO.

«Além do foco no retalho, damos grande destaque a estratégias de comunicação que suportem as campanhas e eventos que construímos em parceria com os distribuidores», conta a profissional, lembrando que a marca está nas perfumarias Douglas e Sephora, e em canais online, como Sweetcare.pt e skin.pt.

O objectivo para este ano passa por aumentar a notoriedade da marca, melhorar a forma como disponibiliza informação sobre os produtos e estreitar a ligação com o consumidor. Para tal, explica, «queremos solidificar e aumentar a equipa em Portugal e continuar a trabalhar a estratégia de comunicação que temos vindo a implementar, cada vez mais próximos dos distribuidores».

No próximo ano a empresa forcar-se-á em criar novos canais de vendas, colocando os seus produtos à disposição de mais potenciais clientes e aumentando os canais de comunicação e a possibilidade de estarem mais perto de cada português. «Já que os dispositivos podem ser utilizados com produtos de skincare de outras marcas, queremos estabelecer um leque de parcerias que proporcionem o crescimento da FOREO e acrescentem valor ao consumidor», refere.

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