Ford: foco na inovação

A Ford desvendou a quarta geração do Focus, o modelo que celebra 20 anos e que se apresenta ao mercado com linhas mais recitlíneas e um novo artesanal tecnológico.

Texto de Daniel Almeida, em Alicante

Quando uma das marcas automóveis com maior legado decide reinventar um dos seus modelos mais icónicos, num dos segmentos (C) mais populares do mercado europeu, a isso chama-se um verdadeiro desafio. Foi precisamente este o bom “problema” da Ford com a quarta geração do Focus, um modelo criado há 20 anos e que conta com mais de sete milhões de unidades vendidas na Europa (e mais de 105 mil só em Portugal). Para marcar uma mudança inequívoca, o novo modelo foi desenvolvido na nova plataforma modular C2, concebida, garante a marca, para melhorar o comportamento dinâmico, libertar mais espaço interior e aprimorar a aerodinâmica e os consumos em estrada.

Fomos até Alicante, em Espanha, experimentar o novo Focus. O percurso, maioritariamente montanhoso, junto à costa mediterrânica, e que alternava entre curvas sinuosas e rectas intermináveis, foi o ideal para testar um modelo que a marca descreve como familiar médio, mas que aspira a muito mais que isso! Com efeito, o novo Ford Focus desdobra-se nas carroçarias de cinco portas, station wagon (SW) e crossover (Active) – este último com lançamento previsto para o início de 2019 – para agradar a todos os clientes. Em termos de acabamentos, a marca disponibiliza as opções Business (base), Titanium (mais elegante), ST-Line (desportiva) e Vignale (topo de gama). Todas as versões possuem agora modos de condução que ajustam as características do carro em função de cada situação.

Em relação às gerações anteriores, salta à vista o visual mais atlético e dinâmico do novo Focus, com destaque para o capô mais longo e para as secções traseiras musculadas. Contudo, cada versão inclui elementos diferenciados, como detalhes exteriores em alumínio no Vignale, spoiler de maiores dimensões e entradas de frontais no ST-Line, e protecções inferiores à frente e atrás em cor de contraste (prateado) no Active. Já no interior, o novo Focus oferece mais espaço para os ocupantes, fruto de uma acréscimo de mais de cinco centímetros na distância entre eixos, que possibilita mais espaço ao nível dos joelhos para quem viaja atrás. Para quem exige mais espaço na bagageira, a versão SW responde à chamada, com uma capacidade de bagageira de 1653 litros (com os bancos rebatidos).

E porque o aspecto é importante, mas não é tudo, o novo Ford Focus surge equipado com um sem-número de tecnologias Ford Co-Pilot360, que visam tornar a condução mais fácil e segura. Desde logo, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) foi reforçado com as tecnologias stop & go, reconhecimento de sinais de velocidade e centragem na faixa. O Sistema de Estacionamento Automático 2 (apenas disponível com transmissão automática) manobra automaticamente o carro em espaços de estacionamento perpendiculares e paralelos. Assistente de pré-colisão com detecção de peões e ciclistas, sistema de informação de ângulo morto com alerta de trânsito cruzado, alerta de sentido proibido e luzes de máximos sem encandeamento são outras das tecnologias que integram o novo Ford Focus. Este é também o primeiro veículo da marca equipado com um head-up display (HUD), que permite ao condutor manter os olhos na estrada, ao projectar informação útil no seu campo de visão.

Em termos de motorizações, o novo Ford Focus está disponível no mercado nacional nas seguintes opções: a gasolina: 1.0 EcoBoost (o bloco que representa a grande aposta da marca para Portugal) com 100 e 125 cv (com possibilidade de caixa automática de oito velocidades); e 1.5 EcoBoost com 150 cv (e apenas na versão Vignale). Nas motorizações a diesel, as opções são entre as variantes 1.5 EcoBlue de 120 cv e 2.0 EcoBlue de 150 cv, com caixa manual ou automática.

Os preços do novo Ford Focus começam nos 21.820 euros, na versão Business com cinco portas, motor 1.0 EcoBoost de 100 cv e caixa manual de seis velocidades.

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