Fins-de-Semana Gastronómicos dão a conhecer receitas do Norte

Durante um ano, o Norte de Portugal dedicará o fim-de-semana à gastronomia. A partir de hoje, e até 29 de Novembro de 2020, será possível provar cerca de 210 receitas regionais em mais de mil restaurantes, 500 empreendimentos turísticos e 350 quintas, adegas ou espaços de enoturismo.

A culpa é da 12.ª edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos, evento promovido pelo Turismo do Porto e Norte (TPNP) e que envolve 78 dos 86 municípios da área que este organismo serve. Mesão Frio e Vila Verde dão o pontapé de saída.

«É o maior projecto público-privado do País no que ao produto turístico de gastronomia e vinhos diz respeito», afirmou Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, na apresentação do evento. «É um dos produtos mais estruturantes para a consolidação da oferta turística da região e da imagem do destino no contexto nacional», acrescentou ainda.

Além de entradas, sopas ou pratos principais, a iniciativa Fins-de-Semana Gastronómicos promete dar a conhecer também mais de 100 receitas de doçaria tradicional e conventual e vinhos provenientes de cinco denominações.

«A gastronomia e o vinho têm a capacidade de contribuir para o aumento da estada média e da fidelização ao destino por via da revisitação, bem como para o aumento do consumo», sublinha Luís Pedro Martins. O presidente da TPNP também considera que eventos como este potenciam o empreendedorismo, atenuam a sazonalidade e promovem a criação de postos de trabalho: «São mais de 180 mil as pessoas que trabalham directamente para este produto na região.»

Para a 13.ª edição, Luís Pedro Martins deixa a possibilidade de internacionalizar o projecto e um apelo a que sejam melhoradas as condições de mobilidade para turistas. É preciso, indica o responsável, melhorar estradas que ligam pequenas localidades e convidar os turistas a perderem-se na região. Também é necessário «o investimento na ferrovia, nomeadamente no Douro, onde os números podem crescer muito mais».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Deloitte tem nova liderança no Marketing e Comunicação
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel