Final das Olimpíadas da CriAtividade arranca hoje

OCA partir de hoje e até ao próximo dia 14, 300 estudantes vão disputar a final nacional das Olimpíadas da CriAtividade, que decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os vencedores ficarão apurados para a final internacional, que terá lugar entre 6 e 9 de Junho na Universidade de Indianápolis, nos EUA.

As Olimpíadas da CriAtividade são uma iniciativa promovida Torrance Center (Portugal) e integram a competição internacional Future Problem Solving Program International. O evento tem o objectivo de “incentivar o pensamento criativo, crítico e analítico dos jovens e adolescentes do 4º ao 12º ano de escolaridade”, explica a organização em nota de imprensa. A competição divide-se por quarto modalidades – Casos, Comunidade, Arte e Escrita – e três escalões – OC J (do 4º ao 6º ano de escolaridade), OC M (do 7º ao 9º) e OC S (do 10º ao 12º).

Após a a primeira fase, de âmbito nacional, e as meias-finais, arranca hoje a terceira fase da competição, que tem como tema as “Megacidades” – cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

Enquanto nas modalidades de Escrita e Arte a participação é individual, as modalidades de Casos e Comunidade são realizadas em equipas com o máximo de quatro elementos. “Todas elas têm implícita a aplicação de uma metodologia de resolução criativa de problemas, permitindo a aprendizagem e desenvolvimento de competências criativas, analíticas e críticas. Aqui a palavra ‘problema’ traduz ‘desafio inicial’, ou seja, espera-se que, de diferentes modos (expressas nas diversas modalidades do concurso), os jovens sejam capazes de, perante um ‘problema’, propôr soluções, criar critérios de decisão e elaborar um plano de acção”, lê-se no regulamento da competição. Cada prova tem a duração de duas horas.

Nesta primeira edição do evento estiveram envolvidos 1270 estudantes oriundos de 20 concelhos, 158 educadores e 101 escolas (públicas e privadas). A competição tem como embaixadores criativos Pedro Chagas Freitas (escritor), Afonso (artista), Carlos Coelho (Ivity) e Miguel Neiva (ColorAdd).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Quer poupar 700€ por ano no seguro do carro? Saiba como