Filmes com cenas com tabaco? Só depois dos 18

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu, hoje, um comunicado em que aconselha a classificação dos filmes com cenas com tabaco para apenas cidadãos maiores de 18 anos. O objectivo, esclarece a organização, é «prevenir que crianças e adolescentes comecem a fumar cigarros e a utilizar outras formas de tabaco».

A OMS diz mesmo que filmes que exibam este tipo de cenas têm incentivado milhões de jovens de todo o mundo a começar a fumar, de acordo com o relatório “Smoke-free movies: from evidence to action”.

Douglas Bettcher, director do departamento de Prevenção de Doenças Não Transmissíveis da OMS, refere que «com restrições cada vez mais apertadas ao tabaco na publicidade, os filmes continuam como um dos últimos canais para expor milhões de adolescentes a imagens de tabaco sem restrições».

As recomendações da OMS continuam: garantir que os produtores dos filmes não recebem nada em troca pelas imagens com cigarros; eliminar as marcas de tabaco nos filmes; obrigar à exibição de anúncios anti-tabaco antes de filmes com cenas deste género; e tornar não elegíveis para subsídios públicos os filmes que promovem o uso de tabaco.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal