Fidelidade e Ageas entre as melhores seguradoras ibero-americanas

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Marketeer
18/06/2025
13:54
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O sector das seguradoras em Portugal é um dos mais reputados no contexto ibero-americano, segundo os resultados do Diagnóstico Merco 2024.

Portugal surge com um perfil reputacional sólido, especialmente nas dimensões de ética, responsabilidade corporativa e gestão de talento, reforçando a sua competitividade regional.

«O sector das seguradoras em Portugal demonstra uma consistência notável na construção da sua reputação, sustentada por princípios éticos, gestão responsável e valorização do talento. Este reconhecimento é particularmente relevante num momento em que os cidadãos e stakeholders são cada vez mais exigentes com as organizações. A capacidade do sector se alinhar com as prioridades sociais e económicas atuais é um sinal de maturidade reputacional — mas também um alerta para acelerar a inovação e reforçar o posicionamento internacional», comenta Vanessa Sequeira, diretora-geral da Merco Portugal

Fidelidade, Ageas, Generali e Mapfre foram as quatro seguradoras portuguesas que, em 2024, foram incluídas no ranking Merco Empresas Top 100. A Fidelidade ficou em 33.º lugar do ranking e a Ageas na 41.º posição.

 

Ética e Talento no Centro da Reputação

Os quatro pilares reputacionais do sector são: Ética e responsabilidade corporativa; Talento; Qualidade da oferta comercial; e Resultados económicos

São valorizados por líderes de opinião e executivos em Portugal, Espanha, Brasil, México, Colômbia e Argentina, confirmando um alinhamento reputacional ibero-americano. A inovação e a internacionalização continuam a ser apontadas como áreas críticas de melhoria.

Focando no mercado nacional, a análise de stakeholders institucionais em Portugal – incluindo analistas financeiros, jornalistas económicos, sindicatos, ONG, associações de consumidores, gestores de redes sociais e académicos – revela uma tendência positiva. A Merco destaca em comunicado que o setor apresenta uma reputação sólida entre os stakeholders institucionais, com melhorias significativas nas avaliações dos sindicatos e Associações de Consumidores face a Espanha e ao Brasil. Por outro lado, os analistas financeiros e jornalistas económicos mantêm uma visão favorável do setor. Já os Professores Universitários e Social Media Managers atribuem melhor reputação em Espanha. Destaque ainda para a avaliação dos cidadãos em Portugal que coloca o setor com uma reputação “boa” mas aquém da média geral, num cenário de estabilização reputacional.

Segundo o relatório Merco 2024, o sector em Portugal apresenta forças acima da média Merco nas variáveis Ética, Responsabilidade corporativa e Gestão de talento. Por outro lado, em comparação com a média Merco, o sector destaca-se menos nas dimensões de inovação, presença internacional e capacidade de atrair jovens talentos. O saldo reputacional (diferença entre forças e fraquezas) do sector em Portugal evoluiu positivamente desde 2015, demonstrando resiliência e capacidade de adaptação, ainda que exigindo renovação estratégica contínua.

Com base nos dados Merco 2024, os principais focos de desenvolvimento para o sector em Portugal são acelerar a inovação e a transformação digital; expandir a presença internacional; reforçar a confiança e proximidade com os consumidores: e responder às exigências crescentes em sustentabilidade, diversidade e transparência.


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