Fertagus comunica para novos e potenciais clientes

Os 20 anos da Fertagus ficam marcados por uma campanha assente em quatro pilares: mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência. Responsável pela travessia da ponte 25 de Abril por comboio, a empresa quer comunicar tanto para os clientes habituais como para o público que não recorre habitualmente a este meio de transporte.

«Com as comemorações dos vinte anos, considerámos que fazia sentido marcar o momento de forma mais intensa e evidenciar a importância do serviço que fazemos para a região», explica Raquel Santos, responsável de Marketing da Fertagus. A estratégia escolhida passa por apresentar os resultados e sucessos da Fertagus a toda a população, nomeadamente o facto de ter ajudado a retirar 62 milhões de automóveis da ponte.

A campanha, desenvolvida pela agência Nove, vai ser divulgada nos canais online e offline. «Há 20 anos que a Fertagus é conhecida como “o comboio sobre o Tejo”, mas na verdade devia ser reconhecido como “o comboio sobre pessoas e necessidades”, sobre eficiência, mas também sobre integração, sustentabilidade ou mobilidade. Deste “sobre” surgiu o conceito criativo que melhor explica estas duas décadas de existência: “Somos sobre o Tejo, mas acima de tudo sobre si” e sobre uma série de vantagens que importa descobrir porque são reais, fundamentais e acessíveis», explica ainda Frederico Roquette, partner e Creative director da agência criativa.

A campanha tem como objectivo colocar a Fertagus no “top of mind enquanto transporte de qualidade” e aumentar a notoriedade da marca na Área Metropolitana de Lisboa. Nesse sentido, a empresa está a apostar nas estações e arredores, outdoors na A2, rádio, Spotify e redes sociais. Destaque ainda para as parcerias com personalidades como Rui Unas, Diamantina Rodrigues, Nuno Gama, Catarina Beato e Francisco Ferreira.

Em entrevista à Marketeer, Raquel Santos conta ainda como a actividade da Fertagus tem evoluído ao longo dos anos, de que forma esta campanha deverá impactar os portugueses e qual o impacto da redução do preço dos passes.

Qual a importância que a Fertagus considera ter na redução de tráfego automóvel em Lisboa?

A Fertagus transporta diariamente 83.000 mil passageiros e, nestes 20 anos, já retirou 62 milhões de automóveis da ponte 25 de Abril. Por isso, é inegável o contributo quer para o trânsito automóvel, quer para o ambiente.

Como têm vindo a ser desenvolvidos parques de estacionamento de apoio à mobilidade urbana?

Desde o início da sua actividade, a Fertagus criou uma oferta de estacionamento na Margem Sul integrada com o título de transporte público, nomeadamente, nas estações do Pragal a Penalva.

De que maneira está a ser trabalhado o target que já é utilizador da Fertagus?

Esta campanha está assente em quatro pilares fundamentais para qualificar o serviço da Fertagus: mobilidade, eficiência, integração e sustentabilidade. Estas mensagens vão ser transmitidas através da campanha com mupis nas estações, impactando de forma directa os utilizadores regulares dos serviços da Fertagus.

E de que forma estão a tentar captar novos utilizadores?

Para captar a atenção de possíveis novos utilizadores vamos apostar em comunicação outdoor na A2 e nos meios mais utilizados durante as horas de maior trânsito: rádio, spotify e redes sociais.

De que forma está prevista a utilização de georreferenciação na campanha dos 20 anos da Fertagus?

A georreferenciação vai ser utilizada para impactar os dois targets que se pretendem alcançar nesta campanha: utilizadores e possíveis novos utilizadores. Desta forma, a veiculação da campanha pretende reforçar a relação de confiança com os clientes regulares e chegar a novos possíveis clientes, através de comunicação outdoor em locais estratégicos. Ou seja, os clientes serão impactados com mupis da campanha nas estação e zonas circundantes e os novos possíveis clientes serão impactados em locais estratégicos, tais como, a A2.

Fomos estratégicos na medida em que segmentamos ao máximo por meio, conseguindo assim uma comunicação mais personalizada e menos desperdício. A nossa segmentação para além de explorar as afinidades, horários e áreas geográficas, etc, foi um bocadinho mais além na medida em que exploramos sempre as segmentações possíveis por meio e adequando as criatividades. Como exemplo temos a nossa campanha no Spotify, em que a comunicação em display usa a criatividade geral, mas a comunicação em spot áudio foi segmentada a quem está in-car, desafiando o ouvinte, que sabemos estar no carro, a considerar outro meio de transporte.

Como tem evoluído o número de utilizadores diários da Fertagus?

De 70.000 passageiros diários transportados em 2018, passámos para 83.000 por dia em 2019, um crescimento que consideramos muito positivo.

Qual o impacto da redução dos preços dos passes individuais e familiares dos transportes públicos?

Desde a introdução do passe único Navegante regista-se um crescimento de cerca de 20%.

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