Ferraz Lynce: «A palavra “prevenção” não mais sairá do nosso quotidiano»

A pandemia de COVID-19 veio despertar-nos para a necessidade de protegermos cada vez mais o sistema imunitário contra vírus invasores. A pensar na protecção dos consumidores contra os vírus que atacam por via respiratória, o laboratório Ferraz Lynce acaba de lançar no mercado nacional o Nasaleze Cold & Flu Blocker, que garante ser o primeiro pó nasal para a prevenção de gripes e constipações.

Este produto, que chega a Portugal depois de liderar as vendas da sua categoria na Amazon UK, é elaborado a partir de extratos naturais e promete actuar enquanto barreira protectora na mucosa nasal, que aprisiona e inactiva vírus e bactérias, impedindo assim uma possível infecção. «O Nasaleze surge como uma resposta natural a esta necessidade de nos protegermos dos mais diversos vírus que nos atingem directamente por via respiratória. Ao bloquearmos, a montante, a entrada de vírus, evitamos o aparecimento de doenças que, nalguns casos, levariam a um congestionamento ainda maior dos hospitais e centros de saúde», afirma André Cativo Oliveira, director de Marketing e Vendas do Ferraz Lynce, em entrevista à Marketeer.

Segundo o responsável, os objectivos do laboratório para este ano passam por continuar a desenvolver o portefólio ao nível dos produtos preventivos e/ou à base de extratos naturais, bem como fortalecer a presença da marca Ferraz Lynce junto dos médicos e no canal de farmácia.

O laboratório Ferraz Lynce acaba de lançar no mercado português o primeiro pó nasal para a prevenção de gripes e constipações, o Nasaleze Cold & Flu Blocker. Quais as características e benefícios deste produto?

O Nasaleze Cold & Flu Blocker, enquanto pó nasal, actua como uma barreira protectora da mucosa nasal. A sua composição tem por base a celulose (HPMC) inerte e extratos naturais como a alicina e a hortelã-pimenta. Os benefícios deste pó nasal passam por garantir uma camada de protecção contra os vírus da gripe e constipação, já que, quando em contacto com a mucosa nasal, cria uma barreira de gel protectora que aprisiona e inactiva vírus e bactérias, impedindo assim possíveis infecções. Esta barreira protectora, além de ter como função um escudo de defesa, actua como hidratante da mucosa nasal.

A inovação na composição e formato do Nasaleze é o factor distintivo relativamente a outros produtos no mercado, e que o torna único e marcante.

Era importante lançar esta inovação numa altura em que os consumidores estão mais preocupados com o seu bem-estar e com a prevenção? Esta será uma tendência nos próximos anos?

De há alguns anos a esta parte, à semelhança do que acontece noutras indústrias, tem-se verificado um incremento do interesse por produtos à base de extratos naturais, sem a preocupação de contra-indicações. Por outro lado, com a pandemia, a esta tendência juntou-se um aumento substancial da procura por produtos preventivos e/ou de reforço do sistema imunitário.

Acreditamos, por isso, que a palavra “prevenção” não mais sairá do nosso quotidiano. Fomos obrigados a interiorizar que devemos apostar na prevenção, e, por conseguinte, contribuir para a saúde e bem-estar colectivo. Ao proteger e fortalecer o nosso sistema imunitário, estamos a robustecer as nossas defesas contra vírus invasores. E o reforço destas barreiras nunca foi tão importante.

O Nasaleze surge assim como uma resposta natural a esta necessidade de nos protegermos dos mais diversos vírus que nos atingem directamente por via respiratória. Ao bloquearmos, a montante, a entrada de vírus, evitamos o aparecimento de doenças que, nalguns casos, levariam a um congestionamento ainda maior dos hospitais e centros de saúde, que precisam, mais do que nunca, de devotar todos os seus esforços ao combate da actual crise sanitária. Controlada a pandemia e chegados ao “novo normal”, será imperativo que todos continuemos a envidar esforços no sentido de prevenirmos o aparecimento de doenças.

Qual tem sido a evolução da actividade da empresa e das suas marcas? E quais os objetivos traçados para o futuro?

O último ano foi, como todos sabemos, de desafios. O Ferraz Lynce viu a sua actividade ser fortemente limitada e impactada pela pandemia. Além da necessária adaptação ao teletrabalho, factores como a limitação ao contacto presencial com médicos e farmacêuticos, a redução do número de consultas ou a limitação de circulação nos espaços das farmácias, levaram a uma queda transversal do consumo de medicamentos e outros produtos de saúde. Ainda assim, abordamos o ano de 2021 com fortes expectativas, sustentadas pelos bons resultados alcançados em boa parte do nosso portefólio em 2020, e pelos diversos lançamentos que temos planeados.

Os nossos objectivos passam, assim, por alargar o portefólio, tornando-o mais abrangente, com um foco claro em produtos preventivos e/ou à base de extratos naturais. Temos ainda a expectativa de robustecer a nossa presença junto do médico e alargar a nossa presença no canal de farmácia.

No plano institucional, pretendemos dar um foco maior à marca Ferraz Lynce. Somos um laboratório com quase 100 anos de história, bem reputado junto dos consumidores e dos profissionais de saúde, importando não só preservar esta imagem, mas também dinamizá-la, quer por via da inovação, quer das diversas ferramentas comunicacionais que estamos a utilizar, com o intuito de providenciar informação fidedigna e relevante. Queremos continuar a marcar a nossa presença pela positiva, pela inovação e pelas competências que oferecemos enquanto empresa e grupo totalmente integrado. Transparência, rigor e dedicação foram e sempre serão os valores chave do Ferraz Lynce.

O Ferraz Lynce vai alocar 40% do investimento global de Marketing para o lançamento de Nasaleze Cold & Flu Blocker. Qual a estratégia de promoção e comunicação?

Temos uma estratégia de promoção e comunicação bastante abrangente para esta marca, chegando quer a prescritores, quer a farmácias ou ao público em geral. Procuramos informar os médicos e farmacêuticos sobre as características do produto e a evidência clínica que suporta as alegações do produto. Fazemo-lo através do contacto directo, de formações, de webinars, congressos ou através da presença em revistas e jornais da especialidade. Para impactar o consumidor final, temos uma campanha publicitária em curso na rádio e no digital, com o intuito de dar a conhecer a marca e o seu papel na prevenção da saúde dos portugueses. Temos ainda a preocupação em ter visibilidade e presença nos pontos de venda, através de campanhas comerciais à farmácia e ao utente, e da instalação de diversos materiais publicitários.

Não obstante, o Ferraz Lynce tem um portefólio diversificado, com diversas marcas reconhecidas, e com vários novos produtos em pipeline, que também serão alvo de um investimento substancial.

Que novos lançamentos estão na calha para este ano?

Em 2021, continuaremos a ter uma estratégia de alargamento e fortalecimento do nosso portefólio. Não só iremos promover extensões de linha de algumas das nossas marcas, como também iremos iniciar a comercialização de uma outra apresentação da marca Nasaleze, focada na prevenção das alergias. Contamos ainda com a produção de um medicamento inovador para a prevenção das recidivas de infecções urinárias, e, mais uma vez, um produto que pretende focar em acções de saúde preventivas, evitando assim consequências mais danosas para a saúde dos portugueses.

Texto de Daniel Almeida.

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