Facebook volta a gerar tráfego para publishers mas media ainda desconfiam se a mudança veio para ficar

Depois de muito tempo a lamentar a queda abrupta do tráfego vindo do Facebook, alguns publishers estão a verificar sinais de recuperação em 2025, revela o site Digiday.

Longe ainda dos tempos áureos da segunda metade da década de 2010, o crescimento atual já é suficiente para chamar a atenção, como é o caso da Newsweek. De acordo com Josh Awtry, SVP de Audience Development, “o tráfego do Facebook quadruplicou em março de 2025 comparado com março de 2024”, sendo que os referrals vindos de todas as plataformas sociais estão “quase 10 vezes acima” da média diária do período homólogo.

Também o site The Hill está a beneficiar de um crescimento mensal notório, de 17%, especialmente do Facebook. “Isto mudou muito para nós”, afirma Sarakshi Rai, diretora de Audience Development da publicação. Segundo Rai, os referrals do Facebook triplicaram desde o ano passado e já representam cerca de 50% do tráfego social do título.

Os números positivos também se refletem em receita e tráfego de referência, no entanto, há ainda um sentimento generalizado de incerteza. O histórico de decisões da Meta — como o fim do separador Facebook News, a remoção dos Instant Articles em 2023 e a despriorização de conteúdos de publishers desde 2018 — deixou marcas profundas na forma como os media estruturam as suas estratégias de audiência em relação às redes sociais.

De acordo com o site Digiday, o renascimento do tráfego social poderá estar também relacionado com o chamado “Trump bump”, ou seja, do aumento de interesse em notícias políticas, comum em ciclos eleitorais norte-americanos.

Apesar desta recuperação pontual, os dados gerais ainda não indicam uma tendência sólida. Segundo a Chartbeat, que analisa 3.800 sites, o número de page views subiu ligeiramente, mas sem expressão suficiente para afirmar uma viragem.

 

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