Facebook prepara segmentação por email e número de telemóvel

A rede social Facebook prepara-se para lançar, no decorrer desta semana, uma nova ferramenta de publicidade que permitirá que as marcas segmentem os seus anúncios a partir de dados como email, ID ou número de telemóvel dos utilizadores.

A notícia foi avançada pelo blogue Inside Facebook que, no final da semana passada, deu conta de um erro informático que fez com que esta funcionalidade aparecesse na ferramenta Power Tool do Facebook. O lapso obrigou a rede social a antecipar – ainda que por poucos dias – o anúncio e a explicar como funciona a nova ferramenta.

Ora, de acordo com a empresa liderada por Mark Zuckerberg, citada pela Advertising Age, a nova ferramenta permitirá, na prática, que as marcas “transportem” para o Facebook as bases de dados reais de clientes que já possuem, pelo que apenas poderão utilizar os dados de pessoas que já tenham adquirido os seus produtos/serviços e possuam perfil na rede social – e não os dados de todos os “fãs” das suas páginas. Por exemplo, a companhia de jogos online Zynga poderá segmentar anúncios sobre próximos jogos a partir dos ID’s das pessoas que jogaram jogos anteriores da marca, explica a Ad Age.

Apesar de as bases de dados de clientes das marcas serem transferidas para a rede social, o Facebook garante a confidencialidade das informações dos utilizadores – email, ID e número de telemóvel – através de um processo que apelida de “hashing”. De acordo com a rede social, o sistema evita que o Facebook tenha acesso aos dados dos anunciantes, e vice-versa. “Qualquer informação pessoal será ‘hashed’ antes de ser transferida para o Facebook”, assegura um porta-voz da rede social, citado pela Ad Age.

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