Facebook passa a integrar hashtags

facebook_2A rede social Facebook decidiu seguir as pisadas do Twitter e anunciou a criação de hashtags que irão permitir, através de hiperligações, aceder às discussões e comentários do momento e participar em conversas públicas. A funcionalidade será implementada de forma progressiva, sendo que numa primeira fase será disponibilizada apenas a cerca de 20% dos utilizadores.

A inovação surge atrasada em relação a outras redes sociais concorrente do Facebook, como o Twitter (que criou as hashtags em 2009), Google+, Tumblr, Pinterest, entre outras. Mesmo no seio da empresa liderada por Mark Zuckerberg, a rede social de fotografias Instagram já havia adoptado as hashtags.

À semelhança do que acontece nestas redes sociais, as hashtags do Facebook irão permitir contextualizar as conversações  e indicar que fazem parte de uma discussão mais ampla. “Ao clicar na hashtag no Facebook, os utilizadores conseguirão ter acesso ao que outras pessoas estão a escrever sobre um evento ou tópico”, explica a rede social em nota de imprensa.

Para além disso, a funcionalidade irá permitir procurar hashtags na barra de pesquisa (#finaisNBA, por exemplo), clicar nas hashtags para aceder a outras redes sociais, como o Instagram, escrever comentários directamente através das hashtags existentes e filtrar a audiência dos comentários publicados.

“O Facebook vai continuar com desenvolvimentos durante os próximos meses, incluindo tendências de hashtags, que ajudam a descobrir mais do que as conversas que estão a ocorrer em qualquer parte do mundo”, revela a rede social.

Artigos relacionados