Facebook melhora pesquisa de imagens

O Facebook tem estado a trabalhar no desenvolvimento de um sistema capaz de compreender imagens através dos seus pixéis. Isto significa que é capaz de reconhecer o conteúdo representado numa imagem e identificá-lo com recurso a inteligência artificial.

Entre as utilidades desta ferramenta está a possibilidade de o Facebook ser mais inclusivo, ao descrever melhor o que está numa imagem apresentada a um utilizador invisual. Além disso, os resultados de busca na rede social referentes a fotografias e vídeos também sofrerão melhorias.

Até aqui, as imagens eram pesquisadas com base em palavras, fazendo com que apenas surgissem nos resultados caso tivessem sido devidamente identificadas com tags e legenda.

No caso da ferramenta ATT, utilizada para descrever conteúdos a utilizadores invisuais, o Facebook era apenas capaz de dizer que figuras estavam na imagem ou vídeo. Agora, consegue dizer não só que está lá uma pessoa mas também que esta pessoa está a andar ou a tocar ou instrumento, segundo é explicado no blog do Facebook dedicado a programação.

Quanto às pesquisas, os utilizadores deixarão de ser reféns das descrições escritas. No exemplo dado pelo Facebook, os utilizadores podem procurar por imagens com t-shirts pretas e esperar resultados com esse tipo de conteúdo mesmo que quem os tenha publicado não tenha escrito em lado nenhum que ali estava uma t-shirt preta.

Segundo o The Verge, as novas funcionalidades já estão disponíveis para utilizadores nos EUA.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Bem-estar financeiro dos colaboradores.Também é uma responsabilidade das empresas?
Automonitor
Aston Martin DBX revelado antes da estreia