Facebook lança satélite para levar internet a África

Em 2016, irá para o ar – literalmente – o primeiro satélite do Facebook com o objectivo de providenciar acesso à internet na região da África Subsariana. A iniciativa, que conta com a francesa Eutelsat enquanto parceira, está integrada no Internet.org, projecto criado por Mark Zuckerberg para garantir que qualquer pessoa pode navegar na World Wide Web.

Na sua página de Facebook, o fundador da rede social, anuncia que este é o primeiro projecto que apresentam para oferecer internet a partir do espaço e que representa o culminar de um ano de investigação e de testes. «Para ligar pessoas que vivem em regiões remotas, as infraestruturas tradicionais de conectividade são muitas vezes complicadas ou ineficientes, então, precisávamos de inventar novas tecnologias», refere.

O satélite, denominado AMOS-6, está em construção e deverá, depois, funcionar através de acordos locais que o Facebook espera estabelecer. Mark Zuckerberg avança ainda que esta é apenas uma das inovações em que estão a trabalhar para completar a missão a que se propôs aquando do lançamento do Internet.org. «A conectividade muda vidas e comunidades. Vamos continuar a trabalhar para ligar o mundo inteiro – mesmo que isso signifique olhar para lá do nosso planeta», conclui.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pela diversidade no local de trabalho
Automonitor
Porsche mostra versão mais acessível do Taycan