Facebook invade ecrã inicial dos smartphones Android

FB-redimensionadaMark Zuckerberg desfez ontem as dúvidas sobre qual a próxima aposta da maior rede social do mundo no segmento móvel. Não será – pelo menos, por enquanto – um telemóvel da marca, como se vinha a especular, nem um sistema operativo personalizado. Dá pelo nome de Facebook Home e trata-se de um software que instala a rede social no ecrã de acolhimento dos smartphones Android.

Para além do novo serviço, que estará disponível para download na Google Play a partir do próximo dia 12 – por enquanto apenas para smartphones, embora venha a estar disponível para tablets nos próximos meses -, foi também apresentado o HTC First, o primeiro smartphone que terá o Facebook Home instalado de origem. Nesta fase de arranque, o serviço estará apenas disponível em alguns smartphones topo de gama, nomeadamente o HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S III, Samsung Galaxy S4 e o híbrido Samsung Galaxy Note II.

Com o Facebook Home, os utilizadores poderão ligar-se à rede social a partir do momento em que ligam o smartphone, uma funcionalidade que pretende colocar as pessoas à frente das aplicações. «[O utilizador] vai poder transformar o seu telemóvel Android num fantástico dispositivo social», afirmou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante a apresentação do serviço, que decorreu na sede da empresa em Silicon Valley, Califórnia. «Hoje em dia, os telemóveis são desenvolvidos em torno das aplicações móveis, e não das pessoas. Nós queremos inverter esta tendência», acrescentou, citado pelo site especializado em tecnologia Mashable.

Uma das funcionalidades do Facebook Home que mais altera a interface tradicional do Android é o Cover Feed: o ecrã inicial que surge logo após o desbloqueio do telemóvel transforma-se no News Feed da rede social, com a apresentação de notificações como actualizações de estado, imagens ou links. Directamente do ecrã inicial, o utilizador pode alternar as notificações através de um arrastamento lateral do ecrã, fazer comentários ou likes – com um duplo toque no ecrã.

No HTC First, que terá uma versão especial do Facebook Home, todas as notificações de todas as apps serão apresentadas ao utilizador através deste serviço. Já para os utilizadores que façam o download do Home para o seu dispositivo Android, apenas as notificações do Facebook serão apresentadas no ecrã incial.

Outras das principais novidades é uma nova aplicação de mensagens denominada “Chat Heads”, que permite ao utilizador receber e escrever mensagens mesmo que esteja a navegar na internet ou noutras aplicações, sem ter que alternar entre as apps. As mensagens surgem através de uma janela pop-up, um avatar com a imagem do interlocutor, que se sobrepõe às aplicações abertas. O novo serviço funciona quer através de SMS quer do Facebook Messenger.

Quanto ao HTC First, resulta de uma parceria entre o Facebook, a fabricante taiwanesa e a operadora AT&T, e será comercializado em exclusivo nos EUA.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Facebook Home:

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Câmara de Lisboa vai contratar mais de 500 pessoas em diversas áreas
Automonitor
OK! teleseguros no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto