Facebook dá dicas de segurança

A segurança online é cada vez mais um problema, já que o número de ameaças e ataques virtuais continua a aumentar diariamente, razão pela qual o Facebook decidiu dar oito dicas de segurança para que os seus utilizadores possam usufruir da rede social sem perigo.

A primeira pode parecer óbvia mas o Facebook considera ser importante reforçar. “Escolha uma palavra-passe única e forte”, utilizando combinações de pelo menos seis letras, números e sinais de pontuação. A rede social aconselha ainda que esta palavra-passe não seja utilizada para mais nenhuma conta que tenha.

“Pense antes de clicar” é a segunda dica apontada pelo Facebook em comunicado. A ideia é que os utilizadores se afastem de links suspeitos, mesmo que aparentemente sejam enviados por amigos ou pelo próprio Facebook.

A terceira dica está relacionada com possíveis páginas falsas, aplicações e jogos. “Suspeite de páginas que oferecem algo que é demasiado bom para ser verdade” e confie mais naquelas que são verificadas. Também os jogos podem ser veículos de malwares.

O Facebook lembra também que mesmo online, os amigos dos utilizadores devem ser escolhidos com cuidado. “Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece”, pois podem ser burlões.

As informações de acesso como o email e palavra-passe não devem ser de conhecimento público, pelo que não deve fornecer estes dados a ninguém que não conheça. “Às vezes as pessoas ou Páginas vão prometer-lhe algo se partilhar os seus dados de acesso com eles.”

A sexta dica aconselha os utilizadores a acederem ao Facebook somente a partir de www.facebook.com, pois é possível que criminosos criem páginas falsas que aparentem ser uma página de login da rede social. No entanto, o url será diferente e é a isso que deve estar atento.

Em sétimo lugar, fica a recomendação de que o motor de busca seja regularmente actualizado. Já que “as novas versões de motores de busca de internet têm protecção de segurança” que podem avisar caso seja alvo de phishing.

Por fim, o Facebook destaca a importância de executar um software de antí-virus e analisar o computador para descobrir possíveis ameaças.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Os horários de trabalho e as horas que trabalhamos!
Automonitor
Novo Jazz lidera eletrificação da Honda