Facebook compra rede social Branch

potluck_2O Facebook chegou a acordo para adquirir – por 15 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) – a Branch Media, empresa que desenvolveu a rede social Branch, que permite criar conversas online sobre qualquer tópico e com qualquer pessoa.

Além da plataforma Branch, a empresa, fundada em 2011, lançou recentemente o Potluck, uma aplicação móvel para iPhone que reúne pequenos pacotes de notícias que podem depois ser comentadas entre amigos dentro do círculo criado.

«Depois de dois anos a construir a Branch e o Potluck, fico feliz por anunciar que vamos continuar a nossa missão no Facebook», afirmou Josh Miller, CEO da Branch Media, num post publicado no Facebook, confirmando as notícias que davam conta do negócio.

De acordo com Josh Miller, a equipa da Brand Media, composta por nove pessoas, vai formar um novo grupo, designado “Conversations”, dentro da empresa liderada por Mark Zuckerberg, com o objectivo de «ajudar as pessoas a ligarem-se em torno dos seus interesses» comuns. «A proposta [de Mark Zuckerberg] foi no sentido de construir a Branch à escala do Facebook», adiantou o responsável, acrescentando que os produtos criados daqui em diante «vão manter-se fora da rede social».

Em declarações prestadas ao site especializado em tecnologia Tech Crunch, o Facebook confirma que esta operação é essencialmente uma aquisição de talento.

A compra da Branch Media, sobretudo do serviço Potluck, por parte do Facebook entronca na estratégia que a rede social tem seguido, de dar mais destaque na News Feed às notícias em detrimento de outros conteúdos.

Artigos relacionados