Facebook Awards já tem vencedores

Os Facebook Awards já vão na quarta edição e mais uma vez premiaram os trabalhos mais criativos apresentados através não só do Facebook mas também do Instagram, rede social da qual Mark Zuckerberg também é detentor.

A edição de 2015 contempla a maior e mais inspiradora colecção criativa, de acordo com o Facebook. Ao todo foram avaliados 2700 trabalhos de 160 países com visões muito diferentes sobre o estado da criatividade e da inovação.

O Blue Award, o prémio mais cobiçado, foi entregue às agências Leo Burnett e Procter & Gamble pela campanha “Always Like a Girl” que tentou eliminar o significado pejorativo associado à expressão “como uma menina”.

O segundo prémio mais ambicionado é o Blue Award for Good, atribuído a campanhas desenvolvidas para organizações não lucrativas. Este ano, a distinção coube à campanha “ALS Ice Bucket Challenge” que sensibilizava para a esclerose lateral amiotrófica.

Finda a edição de 2015 dos Facebook Awards, a organização apresenta ainda algumas tendências sobre o mundo da criatividade. Uma das principais conclusões tem a ver com a facilidade com que os trabalhos criativos podem viajar pelo mundo, tendo aumentado significativamente a mobilidade dos mesmos. A título de exemplo, o número de trabalhos entregues aumentou 49% devido, em parte, ao aumento também do número de países a participar.

O Facebook concluiu também que o vídeo é o meio dominante com cerca de 70% dos trabalhos a serem submetidos desta forma e que o Instagram entrou na corrida para ganhar. Em 2015, mais de 35% dos trabalhos enviados para concorrerem aos Facebook Awards foram submetidos através do Instragram.

Artigos relacionados