Facebook alarga ferramenta de marcações a pequenas empresas

O Natal está à porta e o Facebook quer ajudar as pequenas empresas a terem uma relação mais próxima com os seus clientes, garantindo também que chegam ao maior número possível de pessoas. Para isso, está a lançar novas ferramentas e a alargar algumas funcionalidades, como é o caso das marcações.

O Facebook anuncia que, a partir de hoje, está gradualmente a disponibilizar as marcações – ou Appointment Books, em inglês – para as pequenas empresas em todo o Mundo. Esta ferramenta é gratuita e permite aos proprietários de negócios de dimensões mais reduzidas receberem e fazerem a gestão de marcações clientes directamente a partir das suas páginas no Facebook.

Do lado dos clientes, oferece uma forma mais conveniente de garantir uma reserva com prestadores de serviços nos horários que mais lhes interessam ou são úteis.

Mas as novidades não ficam por aqui. O Facebook vai permitir que as pequenas e médias empresas comuniquem com os seus clientes través de chamadas de áudio e vídeo. Neste caso, trata-se ainda de um teste que tem como objectivo garantir um ambiente privado para interacções através da Business Inbox no Messenger.

O Facebook anuncia ainda que vai levar os Live Audio Rooms até às pequenas empresas, ainda que somente algumas tenham acesso à ferramenta. Através destas “salas de áudio em directo”, é possível organizar conversas ao vivo sobre tópicos relevantes para os clientes, com oradores convidados, por exemplo.

Ainda sem data definida está a chegada de novos recursos aos anúncios personalizados para pequenas empresas. Segundo o Facebook, em breve, as pessoas poderão ver uma mensagem informativa no seu feed quando “gostam” ou “adoram” um anúncio de um destes negócios. Essa mensagem explica como a interacção em causa ajuda a empresa a crescer.

O Facebook tenciona também continuar a testar novas formas de destacar os anúncios personalizados, tendo em conta que 72% dos pequenos negócios nos Estados Unidos da América que investem neste recurso consideram-nos importantes para o seu sucesso.

Novos recursos no Facebook Business Suite

O Facebook anuncia ainda que vai acrescentar mais ferramentas ao Facebook Business Suite já existente, fornecer insights e simplificar o processo de criação de anúncios. Na prática, a intenção é poupar tempo às empresas, oferecendo-lhes recursos que permitem, entre outros, medir o desempenho de um anúncio.

O Facebook vai também fornecer recomendações sobre o público-alvo, optimizações para campanhas a decorrer e fácil acesso às melhores práticas do Blueprint e da Central de Ajuda, segundo indica em comunicado.

Artigos relacionados