Exportações de calçado sobem 6,5% até Agosto

Pshoes_2Entre Janeiro e Agosto, as exportações portuguesas de calçado cresceram 6,5% em relação ao período homólogo do ano passado, para 40 milhões de pares de calçado, segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

De acordo com a associação do sector, durante este período as exportações totalizaram 1220 milhões de euros. Apesar do crescimento no mercado europeu, o destaque vai para ao aumento de 45% das vendas fora do Velho Continente, sobretudo para países como Angola, Austrália, Canadá, China, EUA e Rússia.

Por outro lado, as importações recuaram 3,6% em termos homólogos, permitindo que, desde o início do ano, o saldo comercial ascenda já a 857 milhões de euros. “Feitas as contas, o calçado reforçou o seu estatuto de sector que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa”, sublinha a APICCAPS.

A indústria portuguesa do calçado exporta actualmente mais de 95% da sua produção para um total de 132 países nos cinco continentes.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão