Explosão de cor em nova identidade de Tetley

A Tetley revelou ontem o novo posicionamento da marca que, segundo Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés (distribuidor da marca em Portugal), visa incorporar valores de modernidade, relevância e inovação. Para apresentar os novos atributos da marca, Tetley convidou a assistir a um desfile de moda em que cada modelo vestia um vestido com a imagem criada para cada uma das variedades de Tetley. No evento houve ainda momentos musicais e de dança.

“As melhores coisas da vida começam com Tetley” é o novo conceito de comunicação que acompanha a mudança que a Tetley incorporou também nas suas embalagens redesenhadas com ilustrações da autoria da  Ivity Brand Corp.

Eunice Roçadas, gestora da marca Tetley para Portugal, explicou à Marketeer, à margem do evento, que a Tetley está a fazer um rebranding a nível mundial no seu logo, naquilo que é a sua essência, que representa um sorriso, e está a alterar o seu packaging. No entanto, para Portugal foi desenvolvido um packaging específico. «Este packaging foi desenvolvido pela  Ivity Brand Corp com um ilustrador da agência. «A marca em Portugal tem um caminho próprio que tem sido trilhado ao longo dos anos e a Tetley deu-nos a liberdade de escolhermos a identidade visual para o mercado português», explicou Eunice Roçadas salientando que o que se procurou foi levar para as embalagens todos os ingredientes que compõem o chá. Daí que cada embalagem tenha as flores e os frutos que estão na sua composição. «É ajudar os consumidores, com ilustração portuguesa, a perceber o que é que está a beber», assegura a profissional.

tetley-vestidosNo evento de apresentação das mudanças à imprensa e aos quadros do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, a marca trabalhou com a agência BrandKey que, pegando nas ilustrações das embalagens, ajudou a fazer a composição dos vestidos usados na passagem de modelos e que são a tradução da embalagem. «Depois trabalhámos com a equipa de eventos todo um espectáculo que representasse os valores que a marca quer transmitir. Mais do que irmos dizer ao mercado o que tínhamos feito, queríamos que as pessoas sentissem esta mudança na cor, na vibração e na modernidade», justifica Eunice Roçadas.

A mesma profissional explica que a marca Tetley tem sido a que mais tem capturado novos consumidores para a categoria. «Isto dá-nos um orgulho imenso. A identidade tinha de acompanhar esta mudança.» Eunice Roçadas lembra que a categoria está a crescer na ordem dos 6% se for considerado o retalho e o canal Horeca. «Nós somos líderes no canal Horeca onde estamos a crescer a dois dígitos. No retalho estamos a crescer em linha com o crescimento do mercado e somos a segunda marca em vendas», garante.

Com esta nova imagem e reposicionamento o objectivo é comunicar com os consumidores mais jovens já que os heavy consumers continuam a ser, em termos de categoria, as pessoas de mais idade. Mudanças nos estilos de vida, os chás verdes serem recomendados pelas nutricionistas e a necessidade de hidratação mais saborosa (que complemente a questão da água) tem trazido muitos consumidores novos à categoria, lembra. «Como temos sabido evoluir com eles, estamos a recrutar cada vez mais jovens para momentos de consumo também diferenciados: ginásio, escritório, refeição…», diz a gestora da marca Tetley.

O novo posicionamento de Tetley chegará aos consumidores através de uma campanha publicitária presente em exterior, imprensa e digital, com activação em ponto de venda através de acções de sampling.

Texto de Maria João Lima

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