Europa e EUA dão “luz verde” à Google para compra da Motorola

google3O Departamento de Justiça dos EUA deu hoje luz verde à aquisição da fabricante de telemóveis Motorola por parte da Google. A decisão foi tomada pouco depois de as autoridades da Comissão Europeia terem feito o mesmo, adianta o Expansión.

A aquisição, avaliada em 12,5 milhões de dólares (cerca de 9,5 milhões de euros), carecia ainda da aprovação das autoridades reguladoras da concorrência dos EUA, desde que foi anunciada em Agosto de 2011.

“Após uma profunda revisão da operação, a divisão anti-monopólio determinou que é improvável que a aquisição diminua substancialmente a concorrência”, referiu em comunicado o Departamento de Justiça. Com esta compra, a gigante tecnológica Google assistirá a um reforço da sua posição no mercado, já que vai adquirir 17 mil patentes no mercado de telefones móveis. Também a Comissão Europeia deu o seu aval à operação, considerando que a compra “não modificará de forma significativa” o mercado.

Da mesma forma, as autoridades dos EUA aprovaram a aquisição da canadense Nortel Networks Corp. por 4,5 milhões de dólares, num consórcio liderado pela Apple e pela Microsoft. Este negócio dará a ambas as companhias acesso a seis mil patentes adicionais, também no mercado dos telefones móveis.

Estas aquisições acabam por funcionar como “achas” na “fogueira” do sector de software, no qual se tem travado uma batalha pelo aumento do controlo sobre o mercado dos telefones móveis e tablets.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)