A IKEA Portugal celebra em grande estilo os seus 20 anos no país, com a campanha “20 Anos – Etiquetas Escondidas” a conquistar dois Leões de Ouro, um de Prata e um de Bronze no prestigiado Cannes Lions International Festival of Creativity. Os prémios foram atribuídos nas categorias de Creative Data e Direct, reconhecendo a originalidade e impacto da campanha que desafiou os portugueses a descobrirem etiquetas escondidas nos seus móveis IKEA.
Mais de quatro mil pessoas participaram na iniciativa ao longo do ano de 2024, revelando histórias emocionantes e surpreendentes sobre a longevidade dos produtos IKEA nas suas vidas. A campanha convidava os participantes a encontrar etiquetas escondidas nos móveis e, com isso, perceberem há quantos anos os tinham. As partilhas recolhidas mostraram uma relação duradoura e afetiva com os produtos IKEA, que resistiram não só ao tempo, mas também às transformações da vida.
Frases como “A minha mesa durou mais do que o meu casamento”, “Tomara que as minhas relações durassem tanto como a minha cozinha” ou “Mudei oito vezes de casa com a mesma cómoda MALM” deram o tom da campanha e destacaram a combinação entre acessibilidade e durabilidade que caracteriza a marca.
O projeto serviu ainda como ponto de partida para o novo posicionamento da IKEA em Portugal: “A vida acontece em casa.” Mais do que uma assinatura, é uma afirmação da presença constante da marca nas diferentes fases da vida dos portugueses desde o primeiro berço às mudanças mais inesperadas.
“Ver a nossa marca vencer pela primeira vez um prémio deste tipo é sempre um motivo de orgulho, mas tem um sabor especial fazê-lo com uma campanha que simboliza na perfeição, a relação dos portugueses com a marca e os produtos IKEA. A IKEA chegou a Portugal há 20 anos, e faz hoje parte da vida de cada vez mais pessoas em Portugal. Dos desafios que enfrentam, das transformações que ocorrem na nossa vida, e nos fazem ter e procurar novas necessidades. Esta campanha, e a nossa nova assinatura, celebram a durabilidade, a relevância e a adaptabilidade dos produtos IKEA, e isso foi-nos transmitido pelos próprios clientes. Histórias pessoais, desabafos emocionados, partilhas…. Dentro e fora de casa, temos transformado e melhorado a vida de cada vez mais pessoas. E queremos continuar a fazê-lo. Juntos.”, afirma Mónica Sousa, Diretora de Marketing da IKEA Portugal.
A campanha premiada foi desenvolvida pela agência criativa Uzina, com produção da Proud e realização de Martim Condeixa. Contou com presença em televisão, meios digitais, redes sociais, site da IKEA e publicidade exterior. Através da recolha de dados, foi possível concluir que o móvel IKEA mais antigo identificado no país tem 55 anos e que a média de vida dos produtos IKEA em Portugal é de 18,5 anos.