Etihad perto de embarcar na Alitalia

_72709438_153007800_2A Etihad Airways e a Alitalia anunciaram que estão na “fase final” de um processo de negociações que poderá resultar na entrada da companhia do Abu Dhabi no capital da congénere italiana. O negócio ficará decidido ao longo dos próximos 30 dias.

De acordo com a agência Reuters, que cita fontes ligadas ao processo, a Etihad Airways poderá participar no processo de injecção de capital da Alitalia, que em Outubro do ano passado aprovou um aumento de 300 milhões de euros para evitar a bancarrota. A situação da companhia italiana ficou mais complicada depois de a Air France-KLM, que detém 25% do seu capital, se ter negado no final do ano passado a fazer o investimento, alegando que a Alitalia não cumpriu as suas condições.

Enrico Letta, primeiro-ministro italiano, adiantou ontem em Abu Dhabi que o Governo italiano «vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance» para viabilizar o negócio, ao longo dos próximos 30 dias. Já Gabriele Del Torchio, CEO da companhia italiana, afirmou que o negócio com a Etihad seria «um passo importante na criação de uma Alitalia sólida e competitiva».

Quanto à Etihad, poderia desta forma consolidar a sua presença no mercado europeu. Apesar de ter participações em várias companhias internacionais, como a indiana Jet Airways, a Air Serbia ou a Virgin Australia, na Europa a empresa do Abu Dhabi detém apenas participações na Air Berlin (com uma quota de 29%) e numa companhia regional suíça.

A Alitalia transporta cerca de 25 milhões de passageiros por ano, mas acumula neste momento dívidas no valor de 800 milhões de euros. A companhia emprega cerca de 14 mil colaboradores.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Desafio Global reforça equipa
Automonitor
Foi mandado parar numa operação STOP? conheça os seus direitos e deveres