
‘Estilo Ghibli’ viraliza e faz ChatGPT bater recorde de utilizadores
Certamente já se deparou com estas imagens nas redes sociais, que se inspiram no estilo desenhado à mão do famoso estúdio de animação japonês Studio Ghibli, fundado por Hayao Miyazaki e conhecido por filmes como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Vizinho Totoro”. O fenómeno viral das imagens geradas por inteligência artificial (IA) no ChatGPT no estilo característico dos filmes do Studio Ghibli fez disparar a utilização da ferramenta da OpenAI.
De acordo com a agência Reuters, a criação destas imagens fez com que se registasse um aumento recorde de utilizadores do ChatGPT, sobrecarregando os servidores e limitando temporariamente a utilização do recurso.
A média de utilizadores ativos semanais ultrapassou a marca dos 150 milhões pela primeira vez este ano, de acordo com dados da empresa Similarweb. “Adicionamos um milhão de utilizadores na última hora”, revelou o CEO da OpenAI, Sam Altman, numa publicação no X na segunda-feira.
A utilização do recurso, no entanto, levanta questões éticas e de direitos de autor na arte digital, uma vez que esta criação pode colocar em causa o trabalho de artistas. O seu fundador, Hayao Miyazaki, já se manifestou contra as mesmas, considerando-as “um insulto à própria vida”.