A XV edição dos Prémios OCI – Excelência em Comunicação Interna já tem vencedores. Tabaqueira | Philip Morris Internacional, Abreu Advogados, Sogrape, Grupo Ageas Portugal, novobanco e GS1 Portugal estão entre as organizações distinguidas nas diferentes categorias a concurso.
A cerimónia de entrega dos prémios, promovidos pelo Observatório de Comunicação Interna (OCI), decorreu em Lisboa e reuniu profissionais de Comunicação e Recursos Humanos, líderes empresariais, representantes de organizações e membros da comunidade académica.
O júri foi presidido por Cláudia Lourenço, diretora-geral da Procter & Gamble Portugal, e contou ainda com representantes da bp, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Grupo Nabeiro, Jerónimo Martins, José de Mello, Lidl, Perfumes & Companhia e Novartis.
Os vencedores
Na categoria “Estratégia Integrada de Comunicação Interna”, o vencedor foi a Tabaqueira | Philip Morris Internacional, com o projeto “ONE Portugal”. A iniciativa “procurou responder a um contexto de comunicação interna fragmentada, através de uma abordagem integrada, com uma nova marca interna, estratégia omnicanal, momentos regulares de comunicação e mecanismos de escuta ativa”, descreve-se em nota de imprensa.
Na categoria “Inovação, Inteligência Artificial e Transformação Digital na Comunicação Interna”, o prémio foi atribuído à Abreu Advogados, pelo projeto “Ninguém fica para trás”. O projeto combina a plataforma Abreu:360º, a implementação da assistente de Inteligência Artificial Lexi, ações de formação e capacitação e um processo de cocriação com as equipas.
A Sogrape venceu a categoria “Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação”, com o “Sogrape Transformation & Excellence Program (STEP)”. O programa foi “desenvolvido para transformar a estratégia da organização em mudança concreta no dia a dia, envolvendo diferentes geografias e áreas da empresa através de uma comunicação contínua, do envolvimento da liderança e das equipas, e de diferentes momentos e espaços dedicados à transformação”.
Já na categoria “ESG – Environmental, Social and Corporate Governance”, a vencedora foi o Grupo Ageas Portugal, com o projeto “Comunidades D&I”. A iniciativa surgiu na sequência do primeiro survey interno de Diversidade e Inclusão da organização e criou seis comunidades dedicadas a diferentes dimensões da diversidade, envolvendo colaboradores voluntários, liderança, workshops, mesas-redondas e sessões temáticas.
O novobanco foi, por sua vez, distinguido na categoria “Eventos Internos”, com os “Prémios Ser”. A iniciativa de reconhecimento contou com nomeações abertas a toda a organização, avaliação por uma equipa multidisciplinar, um júri externo e independente e votação dos colaboradores. O processo terminou numa cerimónia integrada no Encontro Anual de Colaboradores.
Na categoria “EVP – Employee Value Proposition”, o vencedor foi a GS1 Portugal, com o “Pulse – Programa de Bem-Estar”. O programa organiza iniciativas de bem-estar em cinco dimensões: saúde física, bem-estar relacional, saúde mental, saúde financeira e bem-estar ambiental. Inclui também uma rede de Embaixadores Pulse.
Os Prémios OCI distinguiram ainda dois trabalhos académicos.
Na categoria “Melhor Trabalho Académico FCH-UCP”, venceu Maria Ana Camilo Baranda, com o trabalho “Employee Perspectives on Internal Communication During Organizational Change: A Case Study of Restructuring and Layoffs”.
Na categoria “Melhor Trabalho Académico Geral”, o prémio foi atribuído a Beatriz Barreira do Adro, pelo trabalho “Os Desafios da Gestão da Comunicação Interna em Ambientes de Trabalho Híbrido”.
Além disso, o júri atribuiu também três Menções Honrosas.
A The Navigator Company foi distinguida pelo projeto “Super Zero – Agente Especial de Segurança”, que recorreu a Inteligência Artificial e gamificação na comunicação sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
Já a Lactogal recebeu uma Menção Honrosa pelo projeto “Por Ti Por Eles – Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho”, que colocou os filhos dos colaboradores no centro da comunicação sobre a utilização de equipamentos de proteção individual e segurança no trabalho.
A terceira Menção Honrosa foi atribuída ao Grupo Casais, pelo projeto “Apoio a regiões afetadas pela tempestade Kristin”. Através desta iniciativa, a organização mobilizou colaboradores e capacidade técnica para apoiar as populações afetadas e contribuir para a recuperação das zonas atingidas.
A cerimónia dos XV Prémios OCI antecede a realização da 2.ª Conferência do Observatório de Comunicação Interna, prevista para novembro. O Observatório de Comunicação Interna é uma iniciativa fundada pela Atrevia e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de promover o conhecimento, a investigação e a partilha de boas práticas na área da comunicação interna.











