Este casaco está vivo: CO2AT absorve dióxido de carbono e produz oxigénio

A Azgard9 é uma empresa especializada no fabrico de denim que agora tem uma proposta completamente diferente para fazer às marcas de moda de todo o Mundo: e se as próximas peças de roupa que produzirem estiverem vivas?

É esta a premissa do CO2AT, casaco que se apresenta como a primeira peça de vestuário que absorve dióxido de carbono da atmosfera e produz oxigénio. Fruto de uma parceria criativa com as agências portuguesas Stream and Tough Guy e This is Pacifica, este casaco representa aquilo que poderá ser um futuro mais sustentável da indústria da moda.

«Enquanto as marcas estão a pensar na próxima colecção, nós estamos a pensar em colecções de e para o futuro. Na verdade, em como as roupas podem ser pensadas daqui a cinquenta anos. Foi nesse sentido que produzimos algo que poderia fazer parte da colecção de 2043 de todas as marcas», explica Ahmed Shaikh, CEO da Azgard9.

O CO2AT surge em linha com o novo posicionamento da fabricante paquistanesa, “Future Before Fashion”, e vem dar resposta à vontade da Azgard9 de fazer parte da resolução do problema que a indústria enfrenta. A ideia era desenvolver uma solução em laboratório que mostrasse à rede de marcas parceiras aquilo que podem fazer em prol da sustentabilidade – desde o grupo francês LVMH à espanhola Zara.

O lado técnico do CO2AT contou com a colaboração do laboratório inglês Post Carbon Lab, que garantiu que o casaco fosse um verdadeiro ser vivo. Como? O capuz é tratado com pigmentação microbiana que se comporta como uma planta ao utilizar microorganismos fotossintéticos.

Durante o seu ciclo de vida, a peça liberta oxigénio e melhora o ambiente imediato do utilizador. Além disso, produz, aproximadamente, a mesma quantidade de oxigénio que um carvalho.

«Quando colocamos o futuro antes da moda, estamos a tentar antecipar no tempo aquele que pode ser o melhor futuro possível, daí a ideia de criar e enviar para grandes marcas de moda uma simulação de como poderia ser uma peça de roupa da sua colecção Outono/Inverno 2043, se toda a indústria trabalhasse em conjunto», conta Miguel Durão, Creative partner da Stream and Tough Guy.

Filipe Mesquita, Creative director da This is Pacifica, acrescenta que «o maior avanço que o CO2AT oferece é a compreensão de que a natureza já possui toda a tecnologia com a qual iremos projectar o futuro». Segundo o responsável, o casaco vem provar que as baterias, painéis e outros equipamentos caros não são obrigatórios na produção sustentável.

Artigos relacionados