Este caderno é português, reutilizável e ajuda a promover a saúde mental

Um caderno de estimulação cognitiva que ajuda a promover a saúde mental é a mais recente proposta da Infinitebook. Trata-se de um novo modelo deste caderno reutilizável – e, por isso, infinito – que apresenta exercícios que estimulam o cérebro, desenvolvidos em parceria com duas psicólogas da área da neuropsicologia.

Designado InfinitaMente, inclui actividades que estimulam funções cognitivas como a orientação, a atenção, a memória, a linguagem, entre outras, num total de mais de 100 exercícios. Além disso, tal como acontece com o Infinitebook original, tem uma componente sustentável: é possível escrever, apagar e voltar a escrever.

«As funções cognitivas podem ser entendidas como processos mentais que permitem desenvolver qualquer tarefa e possibilitam um papel activo face à informação e estímulos. Foi para ajudar as pessoas a desenvolverem-se adequadamente no mundo que as rodeia que nos juntámos a duas psicólogas, a Cláudia Sousa e a Telma Miranda, que trabalham no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, para desenvolver esta ferramenta de impacto positivo à saúde mental», explica Pedro Lopes, fundador e CEO da startup portuguesa Infinitebook.

InfinitaMente chega às IPSS

Para assinalar o lançamento deste caderno que promove a saúde mental, a Infinitebook decidiu oferecer 100 exemplares do InfinitaMente a IPSS de diferentes pontos do País. Os cadernos serão entregues até ao final do ano, a organizações que se inscrevam.

«O ponto de partida foi dar resposta ao declínio das funções cognitivas que o distanciamento social veio intensificar. A pandemia de Covid-19 levou à implementação de medidas drásticas de distanciamento social que provocaram efeitos directos e indirectos na saúde e bem-estar psicossocial dos adultos e idosos. Assim, apoiar a população a manter a saúde psicológica e bem-estar durante e após a pandemia tornou-se uma preocupação urgente de saúde pública», acrescentam Cláudia Sousa e Telma Miranda.

Artigos relacionados