Estas são as 22 tendências que vão marcar o Marketing e a Comunicação em 2022

A Do It On, agência de Relações Públicas e Marketing Digital, lançou um e-book sobre as 22 tendências de Marketing e Comunicação para este ano, entre as quais constam a “Inclusão Social”, a “Transparência nas Palavras e nas Acções” e “O Território enquanto Marca”.

A equipa de consultores da agência avaliou um conjunto de temas que pode vir a ter impacto na forma como as marcas comunicam e elaborou um guia digital que identifica e aborda essas novas tendências.

«Este foi um trabalho de equipa que nos deu muito gozo fazer, pois pudemos investigar, analisar e monitorizar um conjunto de temas, áreas intrinsecamente ligadas ao marketing e comunicação, mas também pudemos perceber tendências de outras áreas e sectores de actividade que terão impacto directo no trabalho das equipas de marketing», refere, em comunicado, Fernando Batista, director executivo da Do It On.

O e-book tem 63 páginas e aborda práticas que vão marcar diversas áreas de actuação. O objectivo é ajudar as empresas a prepararem as suas estratégias para 2022 e a responderem da forma mais assertiva a estes desafios. As 22 tendências enumeradas pela agência são:

  1. Inclusão social
  2. Transparência nas palavras e nas acções
  3. Captar e reter recursos é o novo “El Dorado” das equipas de Marketing e de RH
  4. Líderes confortáveis em estar desconfortáveis
  5. Cibersegurança e planos de Comunicação de Gestão de Crise tornam-se obrigatórios
  6. O isolamento de Marketing vai acabar
  7. Gastar menos e fazer mais
  8. Marketing e Comunicação baseado em comportamentos tornar-se-ão de relevância crítica
  9. Marketing Automation como parte essencial na Comunicação
  10. O território enquanto Marca
  11. Scrollytelling
  12. Adeus, métricas de vaidade. Olá, métricas de performance
  13. B2B nas redes sociais
  14. O Twitter e o TikTok serão “as” redes onde estar presente, mas o Facebook não está morto!
  15. Consumidores, influencers ou uma nova etapa da Economia Criativa?
  16. Uso e abuso de conteúdos gerados pelos utilizadores
  17. WhatsApp, o seu ajudante de pesquisa
  18. Social Commerce
  19. Meta-imersão na Internet
  20. No code is the new code
  21. NFT, a nova arte digital
  22. Operações virtuais vão impulsionar as colaborações internacionais
Artigos relacionados