Estar ON para…? A importância do público-alvo para as PMEs

Por Zélia Barroso, head of Research&Insights da PSE e responsável pelo estudo “Retrato Digital das PME Portuguesas”

Por menor ou maior que seja a carteira de clientes de uma empresa, para que esta possa fazer a oferta certa, no momento certo, ao cliente certo, pelo canal certo é essencial conhecer bem o seu público-alvo, o qual tende a ser cada vez mais digital!

Esta tendência deve ser encarada como uma vantagem e não como uma dificuldade por parte das empresas, pois o “marketing digital”, tal como o “marketing tradicional”, tem como preocupação basilar as pessoas, permitindo a conexão das mesmas de forma mais rápida, próxima e eficaz.

Mas para que estes três ingredientes funcionem, combinem e deem frutos é essencial haver outro ingrediente, geralmente secreto, denominado de “alma do negócio”, sem o qual nada vinga – uma estratégia baseada no conhecimento do seu público! Pois, se uma empresa não entender de pessoas, ela certamente nunca entenderá de negócios.

E é, justamente, esta a conclusão a que chegamos quando olhamos o Retrato Digital das PME Portuguesas e verificamos que mais de 90% das PME não oferece conteúdos e experiências personalizadas para os seus clientes/visitantes, que não recorre à análise de dados para identificar e/ou melhorar perfis comportamentais; e que mais de 85% emite uma mensagem de marketing digital completamente despersonalizada, desconhecendo como a partir da análise comportamental do seu público se podem criar campanhas de marketing direccionadas para cada perfil, prever tendências, bem como definir estratégias para atrair e reter clientes.

Em mercados competitivos, as decisões tomadas apenas com base na intuição, feeling, ditadas pelo “bom senso”, raramente conduzem a resultados positivos. Por isso, é crucial que os empresários, directores de marketing e gestores encarem a informação comportamental dos seus clientes como um recurso estratégico superior a qualquer outro, que não embarquem em “modas digitais” e decidam Estar ON de forma informada para ganhar!

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva