Esta banda desenhada explica a importância das vacinas para a saúde

“As vacinas e nós” é o título da uma nova banda desenhada que pretende dar a conhecer a história das vacinas, como actuam no organismo e qual a sua importância para a protecção da população mundial.

Este trata-se de um projecto da literacia em saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), em colaboração com o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. A banda desenhada é da autoria de João Ramalho-Santos (biólogo e ex-coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra) e conta com ilustrações de André Caetano.

De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, este projecto explora “a importância das vacinas na sociedade, sobretudo numa altura em que estas se tornam essenciais para combater uma pandemia que se fez notar à escala planetária.”

«A vacinação da população é fundamental para nos protegermos enquanto comunidade. Um bom exemplo e bem recente é a protecção e a imunidade que a vacina para a Covid-19 trouxe à comunidade. O início do processo de vacinação trouxe-nos uma nova esperança e uma nova estratégia de protecção e combate à pandemia. Ao sermos vacinados estamos a proteger-nos a nós e aos outros», sublinha em comunicado Carlos Robalo Cordeiro, director da FMUC.

Artigos relacionados