Um simples gesto (ou a falta dele) no parque de estacionamento do Mercadona está a gerar um debate aceso nas redes sociais e a levantar questões sobre civismo e responsabilidade individual. Tudo começou com uma publicação da utilizadora @anabeltfj na rede Threads, onde partilhou duas fotografias captadas no parque de estacionamento de um supermercado da cadeia espanhola. Nas imagens era possível ver um carrinho de compras ‘abandonado’ no meio de um lugar de estacionamento.
“Querem que o país funcione, mas não consegue levar o carrinho do supermercado até ao seu lugar”, escreveu a autora, numa crítica direta ao comportamento de alguns consumidores. A publicação rapidamente se tornou viral, acumulando centenas de reações.
Nos comentários, a opinião divide-se. Se por um lado muitos condenam a atitude pouco cívica, outros defendem que a responsabilidade de recolher os carrinhos deveria recair sobre a empresa. “Contratem pessoal para recolhê-los, os benefícios são muitos”, comentou um utilizador.
Também houve quem reforçasse a importância de cada um dar o exemplo porque se deve ser “a mudança que queremos ver nos outros”.
O episódio trouxe à tona uma tese conhecida como “a teoria do carrinho de compras”, muitas vezes usada como termómetro de comportamento cívico. Segundo esta teoria, “devolver o carrinho de compras é uma tarefa fácil, cómoda e que todos reconhecemos como o correto e apropriado”, embora não haja qualquer penalização para quem o não faça.
Assim, “devolver o carrinho de compras apresenta-se como o exemplo máximo de se uma pessoa fará o correto sem ser obrigada a isso”. A teoria conclui que este simples gesto pode indicar “se uma pessoa é um membro bom ou mau da sociedade”.
No caso do Mercadona, onde não é necessário inserir moeda para usar o carrinho, a tentação de o deixar em qualquer sítio parece ser maior, mas o debate mantém-se assim como a pergunta: é correto ou incorreto?