Esporão lança revista para contar histórias

Há um novo verbo associado ao Esporão: além de beber os seus vinhos e provar os seus azeites, agora é possível ler as suas histórias. O produtor alentejano está a lançar uma publicação integralmente produzida e editada por si, em que os produtos, os territórios e as pessoas assumem o protagonismo.

A primeira edição da revista Nativa já está pronta e será colocada à venda nas lojas Esporão e num conjunto de locais seleccionados: MAGKiosk e Under The Cover, em Lisboa, e O Manifesto, em Matosinhos.

Catarina Santos, directora de Marketing do Esporão, explica à Marketeer que a ideia para criar a revista surgiu há dois anos: «As histórias, pessoas e projectos com que nos vamos cruzando no âmbito da produção de vinhos e azeites é uma realidade imensa e muito inspiradora, que acreditamos que deva ser amplificada», conta a responsável, acrescentando que a produção de conteúdos e narrativas já acompanha a empresa há algum tempo.

Campanhas como “Salvar o Tua” e projectos como Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria são exemplos de como o Esporão tem vindo a trabalhar no sentido de criar novos conteúdos, nomeadamente com recurso a talento interno. De acordo com Catarina Santos, a revista Nativa não é excepção, tendo sido criada uma estrutura específica, dentro da equipa de Marketing, para assumir o desenvolvimento da publicação.

A par desta equipa, a Nativa conta com o contributo de alguns de convidados, parceiros para a elaboração de artigos específicos. Neste primeiro número, por exemplo, podemos encontrar ilustrações de Rui Vitorino Santos e Júlio Dolbeth, fotografias de Duarte Belo e um texto sobre o chef Alex Atala. Destaque ainda para as histórias de nomes como Carlos Simões (sommelier) e Nelly Peters (fundadora da Yogazeit) e para o texto de Inês Meneses (radialista e comunicadora).

Disponível em edição bilingue, «para chegar a um público alargado e além-fronteiras», a Nativa chegará ao público uma vez por ano. O retorno esperado é, segundo explica a directora de Marketing, «acima de tudo qualitativo e numa lógica de inspirar e aproximar cada vez mais pessoas à realidade dos vinhos e azeites».

Catarina Santos sublinha, ainda, que a Nativa procura espelhar uma realidade maior que acompanha dois dos produtos mais tradicionais de Portugal: «Sentimos sempre que falar dos nossos vinhos, azeites e enoturismo ou contar a história do Esporão é também uma oportunidade (e até uma necessidade) de falar de muitos outros temas, que nos inspiram ou que consideramos indissociáveis do nosso percurso enquanto empresa.»

Texto de Filipa Almeida

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