Escola de Inverno da Católica debate Media e Populismo

A primeira edição da Lisbon Winter School da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) terá como tema “Media e Populismo”. O objectivo do evento, que arranca já amanhã, é debater o fenómeno do populismo contemporâneo e compreender de que modo o jornalismo é utilizado para chegar ao poder.

«Nos últimos anos, os movimentos populistas têm emergido em diferentes regiões do globo, com o aparecimento de líderes que se apresentam como os únicos representantes da vontade do povo e que utilizam um discurso nacionalista e polarizador. Embora o populismo assuma diferentes características em diferentes continentes, há algo em comum: o facto de todos utilizarem intensivamente os meios de comunicação para fazerem chegar as suas mensagens à opinião pública», explica Nelson Ribeiro, director da FCH e responsável pela organização da Lisbon Winter School.

Para esta escola de Inverno, a instituição convidou nomes como Barbie Zelizer (University of Pennsylvania e directora do Centro Media@Risk), Silvio Waisbord (George Washington University), Sarah BanetWeiser (dean da London School of Economics & Political Sciences) e Francis Lee (dean da Chinese University of Hong Kong).

A Lisbon Winter School acontece entre amanhã e sábado, dia 19, e prevê juntar cerca de 80 participantes de quatro continentes. A organização está a cargo do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e do Programa Doutoral em Ciências da Comunicação da FCH-Católica em parceria com a Annenberg School for Communication (University of Pennsylvania) e a Chinese University of Hong Kong.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal