Ericsson e Apple assinam acordo global para patentes

O novo acordo global de licenças de patentes firmado entre a Ericsson e a Apple inclui uma licença transversal a tecnologias padronizadas essenciais patenteadas e garante acesso a outros direitos de patente. Padrões móveis como GSM, UMTS e LTE estão contemplados. O acordo, com duração de sete anos, coloca ainda um fim a todos os litígios pendentes entre as duas empresas e que estejam relacionados com esta questão.

Em comunicado, a Ericsson explica que a Apple irá efectuar um pagamento inicial, “procedendo ao pagamento das restantes royalties no decurso da sua utilização”. A tecnológica sueca prevê que o acordo assinado resulte no aumento das receitas anuais provenientes de direitos de propriedade intelectual que, desta forma, deverão fixar-se entre os 13 e os 14 mil milhões de coroas suecas (entre 1,4 e 1,5 mil milhões de euros).

Quanto a colaborações futuras, a Ericsson e a Apple começarão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento do 5G, na gestão de tráfego de vídeo na rede e também na optimização das redes wireless.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva