Empresa portuguesa Bandora estreia-se nos EUA com projeto-piloto focado em eficiência energética

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Marketeer
23/06/2025
16:40
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A Bandora, empresa portuguesa especializada em soluções de Inteligência Artificial para a eficiência energética de edifícios, iniciou a sua operação nos Estados Unidos com um projeto-piloto no estado de New Jersey. A iniciativa marca um passo importante no processo de internacionalização da tecnológica, que já opera em Portugal, Espanha, Brasil e Emirados Árabes Unidos.

O piloto foi realizado em parceria com a Lufrankton LLC, grupo de franchising responsável por mais de 57 lojas na costa leste dos EUA, e envolveu unidades das cadeias Dave’s Hot Chicken e Dunkin’ Donuts, escolhidas pelo seu elevado tráfego de clientes. A operação teve início em dezembro de 2024 e focou-se na monitorização dos consumos energéticos dos sistemas de climatização das lojas.

Segundo os resultados obtidos, verificou-se uma redução média de 50% e 30% no consumo energético destas unidades no primeiro mês, com uma média de 50% de poupança a partir do segundo mês.

“Trabalhar com estas cadeias deu-nos a oportunidade de provar a eficácia da nossa tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações”, afirma Márcia Pereira, CEO da Bandora.

“Estamos muito entusiasmados com estes resultados excecionais e com as novidades que estão por vir, que refletem a confiança de novos parceiros na integração de uma solução tecnológica inovadora, que ajuda a revolucionar a eficiência energética dos seus edifícios e que assenta num modelo de negócio que privilegia o lado da procura”, acrescenta.

As lojas envolvidas recebem entre 28.000 e 57.000 clientes por dia, pelo que a otimização energética não só reduz o impacto ambiental, como também os custos operacionais. Face ao sucesso da fase-piloto, está já a ser planeada a expansão da parceria para outros estados norte-americanos, como Massachusetts e Florida. O setor do retalho é apontado como o próximo alvo da tecnologia da Bandora.

A entrada no mercado norte-americano foi impulsionada por um investimento de 100.000 euros da HearstLab, o braço de investimento da Hearst Corporation, através de uma convertible note. A primeira ronda de investimento para sustentar esta expansão está prevista para o último trimestre de 2025.

 

 

 


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