Empate entre Comercial e RFM chega ao fim

A primeira vaga deste ano do Bareme Rádio da Marktest devolve a liderança à Rádio Comercial em termos de audiência acumulada de véspera (AAV), o indicador habitualmente utilizado para determinar a estação líder em Portugal. Os dados de Fevereiro revelam 16,6% de AAV para a Rádio Comercial e 16% para a RFM, ao contrário do que aconteceu na vaga anterior quando ambas apresentaram AAV de 15,8%.

Por outro lado, no que respeita a reach semanal e share de audiência, é a RFM quem vence, com 33,6% e 23,4% respectivamente. Nos mesmos indicadores, a Rádio Comercial regista 33% e 22,4%.

No segmento jovem, a Cidade lidera em termos de AAV (3%), seguida de perto pela Mega Hits (2,9%). Relativamente a reach semanal, a Cidade também vai à frente (8,5% vs 7,6% da Mega Hits). O mesmo não acontece com o indicador share de audiência: Mega Hits conquistou 3,% e a Cidade 3,1%.

Nas rádios informativas, a Renascença tem uma vantagem clara face à Antena 1 e TSF, com AAV de 6%, 5,1% e 3,3%, respectivamente. A Renascença obteve ainda um reach semanal de 14,4% e um share de audiência de 7,4%. A Antena 1 e TSF, por seu turno, registaram um reach semanal de 10,3% e 8% e um share de audiência de 6,4% e 3,2%, respectivamente.

Analisando o Bareme Rádio por grupos, a liderança é do Grupo Renascença Multimédia, que detém a RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim. A AAV foi de 24,8%, o reach semanal de 48,9% e o share de audiência de 35,8%. Por seu turno, o Grupo Media Capital Rádios, responsável pela Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM, registou AAV de 23,7%, reach semanal de 44,5% e share de audiência de 34%.

Segue-se o Grupo RTP com 6,8% de AAV, 14,4% de reach semanal e 9,3% de share de audiência.

Artigos relacionados