Independentemente do tipo utilizado, os símbolos e os rostos ajudam a fortalecer a ligação emocional quando comunicamos por texto, de acordo com um estudo.
Os emojis são um elemento comum nas mensagens e nas redes sociais, mas a sua importância na manutenção de relações saudáveis é subestimada. Como refere o jornal El País, uma nova investigação publicada na revista científica PLOS confirma como a sua simples utilização ajuda a fortalecer as ligações entre as pessoas.
“Os emojis acrescentam um toque emocional ao que dizemos e, nas relações, este toque não é apenas decorativo: pode influenciar o quanto uma pessoa se sente valorizada ou compreendida”, afirma Sally Huh, investigadora da Universidade do Texas em Austin. “Os emojis ajudam a recuperar algum daquele calor emocional que se perde quando comunicamos apenas por texto. Sem voz, expressões faciais ou gestos, as mensagens podem parecer frias ou secas”, acrescenta.
Huh confirmou este aspeto positivo que os emojis acrescentam às relações por texto: o seu estudo envolveu 260 adultos com idades entre os 23 e os 67 anos. Enviou a cada um 15 conversas, algumas contendo emojis e outras não, e pediu-lhes que avaliassem a personalidade de cada participante.
O resultado foi que os autores de mensagens com emojis foram percecionados como mais atentos e emocionalmente conectados. A conclusão é clara: “Este artigo mostra que o acompanhamento de textos escritos com emojis aumenta a proximidade e a satisfação do destinatário da mensagem”, afirma Celia Andreu Sánchez, professora da Universitat Autònoma de Barcelona e revisora do texto de Huh.
Na sua pesquisa, Huh descobriu que o emoji utilizado pouco importa, mesmo que seja um rosto ou outro símbolo. O importante é garantir que as mensagens não têm falta de desenhos, que acrescentam um gesto, um olhar ou um tom à comunicação. “Achei surpreendente, mas interessante, que não houvesse grandes diferenças na forma como as relações são percebidas quando são utilizados emojis com ou sem rostos”, diz Huh. “Pode ser porque ambos os tipos podem desempenhar uma função emocional ou relacional, dependendo do contexto. Em última análise, o que importa para dar a um emoji um significado relacional é que se encaixe na conversa, mais do que o tipo de emoji que é”, acrescenta.
O simples esforço de encontrar um emoji para dar um toque não verbal ajuda. É como um gesto amigável com o rosto depois de dizer uma frase. Mesmo que o emoji seja de algo contraproducente ou negativo, como uma expressão de raiva ou melancolia. “Mesmo um emoji simples ou neutro transmite esforço emocional e envolvimento. Embora em alguns casos o emoji exato possa ter importância, o mais importante é, normalmente, a camada emocional e a sensação de proximidade que proporciona”, explica a investigadora.
Nem o tipo de emoji nem a idade dos utilizadores importam. Os emojis são cruciais em todas as idades. “Fiquei surpreendida por não haver grandes diferenças geracionais. Os jovens podem ter popularizado os emojis, mas as gerações mais velhas adotaram-nos rapidamente porque respondem a uma necessidade humana universal”, diz Huh. Muitos adultos já devem ter expressado emoções por escrito, com smileys ou pontuação criativa para transmitir sentimentos.
Os emojis representam um avanço em relação aos emoticons tradicionais, como 🙂 porque são “mais expressivos visualmente, assemelham-se mais a expressões faciais reais e são mais fáceis de interpretar”, salienta Huh. Mas os emojis têm vindo a dar lugar a stickers ou GIFs há algum tempo. A transição ainda não ocorreu completamente. Os emojis ainda desempenham um papel na comunicação escrita: “Os emojis são mais visuais”, afirma Andreu Sánchez. “As crescentes possibilidades técnicas dos dispositivos móveis fizeram com que a ‘arte visual’ deste tipo de comunicação se tornasse cada vez mais complexa e rica. Os stickers oferecem um elevado grau de personalização, e isso, na sociedade em que vivemos, é algo positivo”, acrescenta.
Em última análise, porém, todos eles servem para transmitir uma sensação de aconchego que o texto simples não consegue, acredita Huh: “Embora os autocolantes e os GIF se tenham tornado muito populares, coexistem perfeitamente com os emojis. Os autocolantes podem transmitir emoções ainda mais intensas ou um estilo mais específico e pessoal, mas, em última análise, têm uma função semelhante: adicionar aconchego, personalidade e nuances emocionais às mensagens digitais. No geral, tanto os autocolantes como os emojis ajudam a humanizar o texto um efeito semelhante em fazer com que as pessoas se sintam vistas e compreendidas”, acrescenta Huh.