Em breve, vai ser possível comprar e vender móveis em segunda mão na IKEA
A cadeia sueca IKEA vai testar em Madrid e Oslo uma nova plataforma de venda de mobiliário em segunda mão entre particulares. Vai-se chamar IKEA Preowned e estará disponível até ao final do ano.
O anúncio foi feito à imprensa britânica por Jesper Brodin, director executivo da Ingka, o principal operador das lojas Ikea. «Este era um sonho que queríamos realizar há muito tempo. Na IKEA estamos num ponto em que podemos fazer coisas mais avançadas. Existe uma confiança incrível de que a empresa evoluirá para o digital», refere.
Após os testes em Espanha e na Suécia, o objectivo do grupo é lançar a plataforma a nível mundial para competir com gigantes como o eBay, Craigslist e Gumtree.
Até agora, a IKEA tinha uma pequena oferta em que comprava móveis usados aos clientes, revendendo-os depois na sua loja. Contudo, o objectivo do grupo sueco é ter uma plataforma mais ambiciosa, com a qual pretende entrar plenamente no negócio das transacções entre particulares.
Nesse sentido, o cliente pode listar o seu produto com fotografias próprias e um preço de venda, enquanto a base de dados da IKEA, baseada na inteligência artificial, fornece imagens próprias promocionais.
O comprador recolhe os móveis directamente junto do vendedor, que tem a opção de receber dinheiro ou um vale Ikea com um bónus de 15%.
As primeiras ofertas da IKEA Preowned incluem artigos de grandes dimensões, como sofás até 600 euros e roupeiros até 450, bem como artigos mais pequenos, como um suporte para rolos de papel higiénico, por 4 euros.