Electronic Arts continua a desenvolver o seu compromisso de liderança de patentes de acessibilidade no sector

Antes do Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, a 3 de dezembro, o líder de entretenimento digital interativo Electronic Arts (NASDAQ: EA) anuncia hoje que foram adicionadas mais seis patentes à sua promessa de patente de acessibilidade. Lançado pela primeira vez em agosto de 2021, o compromisso proporciona aos concorrentes e programadores livre acesso a patentes e tecnologia relacionadas com acessibilidades como parte do compromisso contínuo da EA com o jogo positivo e a redução ou eliminação do maior número possível de barreiras ao acesso nos videojogos.

As adições deste ano à promessa facilitam o envolvimento de mais jogadores com um videojogo ou dispositivo. Inclui uma patente que cobre um sistema de machine learning para melhorar a experiência e o desempenho de um jogador, de modo a recomendar e a serem aplicadas automaticamente (se aprovado pelo jogador) configurações de configuração do comando com base no estilo, habilidade e tendências específicas do jogador.  Esta tecnologia permitirá aos jogadores com deficiência descobrir configurações de acessibilidade que melhor respondam às suas necessidades.

Também está incluída a tecnologia que utiliza sequências de feedback háptico (sinais de vibração) para comunicar a um jogador tanto o conteúdo exibido num ecrã, como opções de menu ou caracteres de jogo, como como selecionar cada item. A promessa abrange ainda tecnologias que tornam mais simples para os jogadores usar a sua voz para interagir com videojogos, autenticando facilmente dispositivos controlados por voz e tendo controlo nas personagens de videojogos.

Outra patente abrange a tecnologia já utilizada no FIFA Mobile, que fornece aos jogadores um joystick virtual que se move com base na posição do polegar do jogador num ecrã tátil. Isto permite-lhes continuar a usar a almofada de controlo mesmo que os seus dedos se afastem da sua posição inicial, por exemplo, se um jogador tiver uma condição que impacte as suas capacidades motoras. A sexta patente baseia-se nas patentes de daltonismo prometidas no ano passado e é um sistema de diagnóstico que utiliza objetos no jogo para identificar automaticamente a condição de color-blind de um jogador e ajusta as definições de acessibilidade conforme necessário nas sessões de gameplay.

Além de adicionar mais patentes ao candidato, a EA é a Fonttik open-sourcing, uma ferramenta que identifica automaticamente texto em conteúdo de vídeo e determina se cumpre os critérios de relação de tamanho e contraste especificados, facilitando a leitura do texto por jogadores com diferentes condições de visão. O código para o software pode ser encontrado aqui.

Chris Bruzzo, Chief Experience Officer da Electronic Arts, afirmou: “A inovação, a criatividade e a inclusividade são fundamentais para quem somos e quando lançámos a promessa de patente de acessibilidade no ano passado, ficámos humilhados com o feedback positivo que recebemos, tanto da indústria como dos nossos players. Todos na EA acreditam verdadeiramente que nada deve acontecer entre os nossos jogadores e o nosso amor partilhado por videojogos, pelo que estamos satisfeitos por poder continuar a adicionar mais das nossas mais recentes soluções de acessibilidade pioneiras à promessa.

“Quando uma ideia de uma das nossas incríveis equipas tem o potencial de ajudar a reduzir ou eliminar barreiras de acessibilidade e capacitar os nossos jogadores, queremos levá-la para que todos a utilizem, mesmo que ainda não a tenhamos usado. Esta partilha de ideias e inovação para o bem da nossa família de videojogos está no centro do nosso Juramento de Patente de Acessibilidade.”

As tecnologias inaugurais de promessa de patente de acessibilidade do ano passado incluíam o popular Sistema de Ping de Apex Legends™, que permite aos jogadores comunicarem através de simples inputs de comando. A tecnologia foi aplaudida pela sua aplicação para reduzir a toxicidade no jogo e tornar o jogo mais acessível. Também foram incluídas tecnologias patenteadas que detetam e modificam automaticamente as cores, brilho e contraste num jogo para melhorar a visibilidade de objetos com luminosidades semelhantes, permitindo aos jogadores perceberem melhor e interagirem com o conteúdo.

O compromisso de patentes de acessibilidade baseia-se em iniciativas anteriores, incluindo o lançamento do portal de acessibilidades da Electronic Arts, onde os jogadores podem aprender sobre as funcionalidades de acessibilidade nos jogos da Electronic Arts, partilhar preocupações e fazer sugestões de melhorias. A Electronic Arts também tem parcerias de longa data com instituições de caridade como UK’s Special Effect para ajudar a quebrar barreiras nos videojogos e na indústria em geral.

Para obteres os assets de suporte clica  aqui.

Artigos relacionados