EDP abre dados operacionais à comunidade

A partir de hoje, é possível consultar dados operacionais relacionados com os vários negócios da EDP, sendo que a EDP Renováveis serve de ponto de partida para a iniciativa. A informação está reunida numa plataforma online, aberta à comunidade, permitindo que qualquer pessoa possa analisar a produção de energia limpa, disponibilidade das turbinas e painéis ou condições meteorológicas, por exemplo.

A apresentação oficial do EDP Open Data está a decorrer no Hack the Wind, evento que arrancou hoje em Hamburgo, na Alemanha. Neste âmbito, a energética portuguesa decidiu juntar-se à KIC InnoEenergy para lançar um hackaton à comunidade tecnológica que segue o evento: encontrar soluções para problemas operacionais das turbinas eólicas. Os vencedores receberão um prémio de até sete mil euros.

«Na EDP, acreditamos que a melhor forma de continuarmos a inovar é através da partilha do conhecimento. Com o EDP Open Data, queremos manter a estreita colaboração da EDP com a comunidade, promovendo a geração de conhecimento e soluções para as unidades de negócio do grupo», esclarece António Vidigal, administrador da EDP Inovação.

Depois da EDP Renováveis, será a vez de as restantes unidades de negócio da EDP disponibilizarem dadas sobre a sua actividade. Segundo a empresa, esta plataforma permitirá responder aos muitos pedidos recebidos no sentido de partilhar dados operacionais com a comunidade – tanto para trabalhos académicos como para o desenvolvimento de projectos de startups.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual